Semana Acadêmica das Licenciaturas propõe uma reflexão sobre a formação docente - Unijuí

Semana Acadêmica das Licenciaturas propõe uma reflexão sobre a formação docente

O atual contexto das licenciaturas é o tema central da I Semana Acadêmica das Licenciaturas, em desenvolvimento desde a segunda-feira, 26, no auditório da Sede Acadêmica da UNIJUÍ.

São objetivos da Semana Acadêmica: implementar as diretrizes do Núcleo Comum de Formação de Professores; reconhecer a dimensão comum, constitutiva do processo de formação inicial do docente da UNIJUÍ, presente na proposta pedagógica das diferentes Licenciaturas; integrar acadêmicos e professores dos cursos de formação docente; e aprofundar a discussão das políticas públicas para a educação básica no Brasil contemporâneo.

O evento é promovido pelo Núcleo Comum de Formação de Professores da UNIJUÍ, com coordenação do professor Jaeme Luiz Callai, do Departamento de Humanidades e Educação (DHE).

Na palestra de abertura, a Vice-Reitora de Graduação da UNIJUÍ, Cátia Nehring, fez algumas reflexões sobre as licenciaturas, com o objetivo de debater os desafios e as possibilidades da formação de professores. “A semana acadêmica permite um olhar com e para a escola de educação básica, que é de fato o locus de formação de professores”, observou a Vice-Reitora.

Segundo Cátia Nehring, a crise das licenciaturas e as novas políticas do governo federal para a formação de professores são motivações importantes para este debate, no sentido de discutir de que forma elas impactam na UNIJUÍ. “Desde 2005 acompanhamos um redesenho da oferta de cursos de licenciatura, que antes eram 12 e hoje totalizam seis cursos. Em 2011, surgiu uma nova discussão com o grupo das licenciaturas para definir o que seria a formação de professores na UNIJUÍ, uma universidade que possui ensino, pesquisa e extensão e também um mestrado e um doutorado na área da Educação. Neste contexto, uma nova proposta de formação de professores foi aprovada pelo Conselho Universitário no ano passado, o que pressupõe a formação a partir de áreas do conhecimento: Ciências Naturais e suas respectivas tecnologias; Matemática e respectivas tecnologias; Ciências Humanas e respectivas tecnologias; e Linguagem e respectivas tecnologias. Isso exige um repensar na formação, levando os cursos a se redefinir enquanto formadores de professores”, finaliza a Vice-Reitora.

Confira a programação da Semana Acadêmica das Licenciaturas, que segue até a sexta-feira, 30 de maio.