Medicina Veterinária e Agronomia realizam viagem de estudos - Unijuí

Medicina Veterinária e Agronomia realizam viagem de estudos

Os estudantes da disciplina de Extensão Rural, captaram material documental em vídeo e fotografia, de experiências em atividades no meio rural.

Os acadêmicos dos Cursos de Medicina Veterinária e de Agronomia da UNIJUÍ, da disciplina de Extensão Rural, ministrada pelo professor Celestino Perin com apoio técnico em vídeo do Técnico Administrativo, Celio Ferrazza, realizaram uma viagem de estudos ao município de Crissiumal, no dia 12 de maio.

Na oportunidade os estudantes visitaram a Agroindústria Vô Pedro, que trabalha com a produção e comercialização de embutidos de Suínos.

De acordo com o professor Celestino a experiência desta agroindústria está relacionada fortemente em aspectos culturais do histórico familiar. Ao mesmo tempo houve a possibilidade de questionamentos e informações relacionadas com qualidade, sanidade e potencialidades e limites de comercialização dos produtos.

Outra agroindústria visitada foi a de Vinhos, Conservas e Mudas Frutíferas WEBER, que trabalha na produção e manejo na área de frutíferas, como também, na agroindustrialização de sucos, vinhos e conservas, já em maior escala de produção e comercialização   dos produtos resultantes das atividades.

“É importante salientar que as agroindústrias são resultantes de aspectos culturais históricos do município calcados na concepção da agricultura familiar, relacionados com projetos concretos de viabilização por intermédio de projetos de pesquisa e de extensão rural”, destaca Perin.

A Cooperativa Fonte Nova foi outra visita realizada. A cooperativa abriga hoje mais de vinte agroindústrias de diferentes atividades no município, com organização e participações em feiras e no fomento de projetos.

O principal objetivo da viagem de estudos, de acordo com o professor, foi proporcionar aos estudantes a oportunidade, na atividade prática, de captar material documental em vídeo e fotografia como forma de sistematização de experiências em atividades no meio rural. “Além do conhecimento sobre a realidade do ambiente, os acadêmicos observaram durante a viagem as diferenças geográficas e os perfis nos aspectos de relevos, arquitetônicos e de ecossistemas da região”, afirma Celestino.

Essas observações fazem parte do Plano de Ensino da disciplina e que contribuirão para a apresentação em Seminários e na Produção de Scripts de Programas de Rádio como atividades de avaliação, ao mesmo tempo, com edições de materiais para serem anexados nos currículos dos acadêmicos como atividades de produção cultural individual e coletiva de produção audiovisual.