Estudantes de licenciaturas da UNIJUÍ realizam Seminário “Testemunhos Docentes” - Unijuí

Estudantes de licenciaturas da UNIJUÍ realizam Seminário “Testemunhos Docentes”

O encontro teve como principal foco compartilhar, refletir e aprender, através de depoimentos de professores que atuam na Educação Básica, no município de Santa Rosa.

Os estudantes dos cursos de licenciaturas em Educação Física, Letras Português/Inglês e Pedagogia da UNIJUÍ, organizaram o seminário “Testemunhos Docentes”, no dia 25 de maio, no Câmpus Santa Rosa. A atividade integra a disciplina de Educação Brasileira, coordenado pela professora Maria Regina Johann.

O Seminário iniciou com as boas vindas da Coordenadora do Curso de Pedagogia, professora Claudia Maria Seger e contou com a presença de professores que atuam na Educação Básica, Felipe Diesel, Tatiane Mattiazzi, Marli Praischardt, Eunice Corrêa e Márcia da Silva.

O objetivo do seminário foi proporcionar um momento de escuta, diálogo e reflexão de testemunhos docentes aos acadêmicos dos cursos de licenciaturas, contribuindo para a compreensão dos diferentes aspectos que compõe a docência e seus principais desafios a partir do olhar de professores que atuam em escolas públicas.

O encontro também foi privilegiado pela presença da professora Lia Braun que atuou na educação escolar (anos inicias) até o início da década de noventa. A professora relatou sobre sua formação em Pedagogia (referenciais teóricos, aprendizagem de francês, latim, testes de aprovação das crianças através da leitura para avaliadores externos, entre outros aspectos), ilustrando algumas estratégias de como alfabetizava as crianças através de vivências lúdicas em vistas à compreensão da escrita, da leitura e do conhecimento matemático.

De acordo com a professora Maria Regina as histórias narradas pelos professores ilustraram fatos sobre a educação, os desafios de estudar, os dilemas da profissão em diferentes contextos e realidades sociais, a necessidade de maior participação da família nos processos de educação das crianças e dos adolescentes, bem como, a necessidade de inter-relação entre teoria e prática.