EFA realiza Jornada de Pesquisa do Ensino Médio - Unijuí

EFA realiza Jornada de Pesquisa do Ensino Médio

Aconteceu de 21 a 25 de setembro a I Jornada de Estudo e Pesquisa do Ensino Médio, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA/FIDENE), em continuidade às ofertas das Jornadinhas da Infância e da Jornada dos Anos Finais.

A programação teve apresentação pública dos estudos orientados com temáticas decorrentes de estudos individuais e coletivos. Os grupos foram divididos em três ambientes diferenciados, organizados com materiais audiovisuais, livros, objetos, banners e instrumentos capazes de dar visibilidade ao que cada grupo se propôs.

Durante a semana, turmas da escola, da educação infantil ao ensino médio, escolas convidadas como a E.E. Rui Barbosa, o Ruizinho e o IMEAB, pais, familiares e amigos participaram das apresentações. As áreas de pesquisa são as mais diversas e envolvem componentes curriculares numa abordagem transdisciplinar.

Foram temáticas escolhidas pelos alunos do 1º ano: foguetes, feudalismo, música-literatura, terror-medo, três poderes, a história do celular, medicina empírica, homofobia, efeito borboleta; do 2º ano: Luz e cores, luz e visão-correção dos defeitos de visão, esquizofrenia, história da química, anfíbios, transmissão de informações através de ondas eletromagnéticas, eco–esportes, aproveitamento da luz solar, transtornos alimentares e psicológicos, a origem do universo, farmácia-mitos e verdades na cosmética; e o 3º ano:  Itaipú - meio ambiente, Itaipu- pontos turísticos, Itaipu- energia, as três cidades, polo astronômico, Cataratas - Brasil e Argentina, Parque das Aves e Eco Museu. A próxima etapa agora é a participação no Salão do Conhecimento e na Mostra Interativa da produção estudantil em educação cientifica e tecnológica, eventos promovidos pela UNIJUÍ.

Segundo a diretora Rosane Nunes Becker, esta primeira edição surpreende pelo grau de engajamento, de estudos e orientações com professores e profissionais diversos da UNIJUÍ, além das famílias que contribuíram de forma significativa no resultado dos trabalhos.  “A escola, como formadora, se sente engrandecida pela qualidade, seriedade e aprofundamento dos temas, gerando novas e boas aprendizagens humanas e científicas”.