Encontro reúne 300 normalistas na UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa - Unijuí

Encontro reúne 300 normalistas na UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa

Um dia de comemoração, com atividades de integração e socialização foram proporcionadas para as normalistas de quatro escolas da região.

As normalistas receberam uma programação especial durante todo o dia de hoje na UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa. O curso de Pedagogia promoveu o XIII Encontro de Alunos e Professores do Curso Normal, que abordou a temática “Docência: Ensinar e Aprender com alegria”.

O evento já é tradicional na Universidade e essa edição reuniu cerca de 300 normalistas do Instituto Estadual de Educação Cristo Redentor, Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, Instituto Estadual de Educação João XXVIII e Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli.

De acordo com a Coordenadora do curso de Pedagogia e organizadora do evento, professora Cláudia Maria Seger o encontro tem como objetivopromover a reflexão do fazer docente para pensar práticas pedagógicas mais significativas e alegres para os alunos, através de relatos de experiências realizadas no Curso Normal para socializar as boas práticas pedagógicas feitas no espaço escolar.

A programação contemplou diversas atividades, pela parte da manhã as normalistas prestigiaram apresentações artísticas realizadas pelas escolas presentes e assistiram a palestra com a professora da Escola Santa Rita de Santa Rosa, Sandra Padilha, que abordou o tema “Profissão docente e a alegria de ensinar e de aprender”. Também foram apresentados os projetos: Violência contra professores: pais educam e professores ensinam e Inclusão das diferenças: somos diferentes, porém todos iguais.

Apresentação artística realizada pelos alunos, Nestor e Ana Amélia, do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairú:

Ao meio dia foi servido um almoço especial a todos os presentes e realizado um momento de integração. A tarde o evento contemplou oficinas pedagógicas: “Bebês: o processo de estimulação e a aquisição da língua de sinais por crianças surdas”, “Crianças, cultura, natureza e arte”, “Uma professora muito maluquinha”, “Alfabetização: uma experiência de leitura e escrita”, “Histórias, de onde surgem?” e “Música: formação, emoção e expressão”. O encerramento do encontro foi realizado pelas professoras Hedi Maria Luft e Cláudia, através de atividades de socialização e avaliação do Dia da Normalista.

O evento contou com a parceria da 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).