Seminário Interséries da EFA situa aluno em novos desafios - Unijuí

Seminário Interséries da EFA situa aluno em novos desafios

O ano de 2016 será um marco para estudantes da EFA que passarão ao 6º ano do ensino Fundamental e ao 1º do Ensino Médio.

Sabendo dos novos desafios que estes alunos vão enfrentar, a Coordenação Pedagógica  promoveu os Seminários Interséries, cuja edição passa de uma década.

O quinto ano encerra o ciclo dos anos inicias, a partir daí o desafio é pela manhã, no sexto ano dos anos finais. A turma B51 passou pela experiência da vivência em uma manhã com os colegas da turma C61, a qual possibilitou aos alunos trocarem experiências sobre as mudanças dessa troca de fase escolar, além disso, tiveram contato com os novos professores.

Os alunos do nono ano, no próximo ano, passam a percorrer a etapa final de sua vida Escolar. A troca de experiência com os alunos do primeiro ano possibilitou-lhes sanar dúvidas e ter uma ideia melhor do funcionamento do Ensino Médio, bem como o currículo, as disciplinas que serão cursadas e os professores que vão ter. A turma teve ainda uma aula especial no Laboratório de Física, uma das disciplinas específicas no Ensino Médio.

A professora e Coordenadora Pedagógica Rosana Barros destaca que “ o evento é precioso, é aluno falando para aluno, respondendo e desmitificando. Além de fazer um feedback da etapa quase concluída, orienta para uma melhor performance’’. A professora ressalta que o Seminário segue a proposta da EFA, uma escola cuja marca é o diálogo, o debate, a reflexão e a investigação como princípio educativo.

O Seminário é todo preparado pelos atuais alunos do 6º e 1º ano e responde às questões específicas que os alunos trazem sobre a nova etapa. Na exposição, são os alunos quem apresentam questões pontuais, recreio, provas, viagens, inclusive do currículo, tudo, obviamente, sob a orientação e supervisão da professora.