Marcos Rolim: “onde a escola expulsa, o tráfico acolhe” - Unijuí

Marcos Rolim: “onde a escola expulsa, o tráfico acolhe”

A relação entre educação, crime e violência, foi abordada pelo palestrante Marcos Rolim, Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na noite desta segunda-feira, na abertura da Semana Acadêmica das Licenciaturas, realizada no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí.

“Procurei mostrar a relação entre a baixa escolarização e a criminalidade. Não resta a menor dúvida de que há um ponto de corte: aqueles que conseguem ir adiante do Ensino Fundamental têm muito menos chance de serem envolvidos por algum tipo de lógica criminal. Basta a gente ver o perfil das pessoas que estão nos nossos presídios, em regra pessoas com baixa escolarização”, observa.

De acordo com Rolim, o tema vem sendo pouco abordado nas discussões sobre violência e na busca por alternativas para diminuir os índices de criminalidade no país. “Jovens muito pobres se afastam da escola, por diferentes motivos, uma parte é recrutada pelo tráfico e acaba aprendendo um conjunto de práticas perversas. Onde a escola expulsa, o tráfico acolhe. Portanto, este tema da evasão escolar deveria ser tratado como um tema de prevenção da violência”, complementa.

Para ampliar a discussão, ele apresentou a sua tese de Doutorado, que teve o tema “Formação de Jovens Violentos: um estudo sobre a etiologia da violência extrema”. Durante quatro anos Marcos Rolim estudou graves crimes cometidos por jovens que estão (ou estavam) na Fase, através de entrevista em profundidade e pesquisa quantitativa. “Ao final destas entrevistas pedi a eles que me indicassem um amigo de infância que não tinha entrado para o crime. Repeti o mesmo procedimento das entrevistas com este outro grupo. Tinha dois grupos de pessoas, com a mesma idade, criado na mesma região. Um virou grupo de matadores, outro de trabalhadores. Eu queria entender o que havia de diferente neles. ”, observa.

Confira, em vídeo, um trecho da palestra

A Semana Acadêmica terá continuidade nos próximos dias. Confira a programação completa