Terceirão da EFA realiza atividades físicas de Aventura na Natureza - Unijuí

Terceirão da EFA realiza atividades físicas de Aventura na Natureza

Na expectativa de disponibilizar um espaço de estudos, trocas, vivências em grupo e aguçar os diferentes sentidos, o acampamento realizado no último sábado, 05/05, na Fonte Ijuí, contemplou oficina de nós e amarrações, momentos de recreação, trilha cega, rondas noturnas, análise do ph da água local, atividades de ascensão, slackline e rapel, todos permeados por momentos de debates e reflexões.

Segundo a professora Eduarda, nessa relação homem-natureza, compreendidos como parceiros, os sujeitos se re- encontram e gestam inúmeras novas oportunidades de se aproximarem, de compartilharem percepções, sentimentos, emoções, desejos, de conhecerem melhores a si mesmos e de agregarem valores às suas relações. Nesse viés, as subjetividades aparecem e o valor de trabalhar com as singularidades torna-se fundamental e relevante para o crescimento do sujeito como ser individual e coletivo. A aventura nesse caso, é representada pela incerteza, pelo imprevisto, pelas expectativas, adrenalina, emoção e enfrentamento de medos. Estar em meio ao desconhecido, desacomoda, faz buscar, ir além, pedir ajuda e crescer. O aprender em diferentes ambientes torna as experiências significativas e validas em todos os momentos da vida, finaliza a professora.

Os momentos vividos em meio a natureza tiveram diferentes significados, desde a organização das tarefas realizadas na escola até o momento de encerramento do acampamento, os alunos foram protagonistas, interagindo com diferentes saberes, que oportunizaram tanto conhecimentos específicos da educação física como situações de convívio e de crescimento pessoal e coletivo.

Para o desenvolvimento das atividades, além dos professores, a Escola contou com acadêmicos do Curso de Educação Física da Unijuí, coordenados pelo aluno Júlio Suzuki.