Quarto ano da EFA realiza estudo sobre o dinheiro - Unijuí

Quarto ano da EFA realiza estudo sobre o dinheiro

O quarto ano da EFA, sob orientação da professora Sônia Kinalski, está realizando um estudo sobre o Sistema Monetário Brasileiro, cujo o objetivo é reconhecer o sistema de medida decimal e suas regras, e assim discutir as relações trabalho/consumo que fazem parte da vida das pessoas usando a matemática para promover melhor compreensão dessas relações.

O trabalho da turma começou a ganhar evidência na semana do consumidor, em que as crianças receberam a mãe e advogada, Maria Luiza Viana, para falar sobre o consumo consciente, consumismo e suas responsabilidades. Já na última quarta feira, 16, para dar continuidade ao estudo, a turma foi visitar a agência do Sicredi das Culturas, que fica localizada próxima à escola. Lá as crianças receberam materiais educativos e conversaram com os funcionários da agência sobre educação financeira e a importância de administrar de forma consciente o dinheiro.

Segundo a professora Sônia, o projeto terá continuidade durante o ano e irá realizar outras atividades especiais, dentre elas, uma visita a um supermercado. A partir daí os alunos irão escolher um produto para pesquisar onde e como é produzido, se prejudica a saúde, o ambiente, entre outros fatores. A professora vê esse trabalho desenvolvido com as crianças fundamental para formar cidadãos conscientes e responsáveis nas questões ligadas ao consumo.