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Professores da UNIJUÍ participam de Encontro Nacional do CONPEDI

Professor Dr. Maiquel Wermuth, Professora Dra. Bárbara Costa, vinculada ao programa de pós-doutorado da UNISINOS e o pesquisador italiano Matteo Finco, vinculado ao programa de pós-doutorado da UNIRITTER

 

Entre os dias 13, 14 e 15 de junho, em Salvador-BA, ocorreu o XXVII Encontro Nacional do CONPEDI. O tema do evento, que reúne pesquisadores da área jurídica de todo o país, foi “Direito, Cidade Sustentável e Diversidade Cultural”.

Os professores Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, Janaína Machado Sturza e André Leonardo Copetti Santos, vinculados ao Programa de Pós-graduação em Direito e da Graduação em Direito da UNIJUÍ, participaram do evento representando a instituição, tanto no âmbito do Fórum de Coordenadores, ocorrido no primeiro dia do evento, quanto na coordenação de Grupos de Trabalho e apresentação de pesquisas nos demais dias do evento.

A cidade de Salvador foi escolhida para sediar o Encontro por ter recebido, no ano de 2016, o Prêmio Cidades Sustentáveis nas categorias Mobilidade e Saúde, por ter reduzido o número de acidentes e mortes no trânsito e aumentado o percentual da frota de ônibus com acessibilidade para pessoas com deficiência, além de ter reduzido a taxa de mortalidade de crianças com menos de um ano de idade. Além disso, Salvador possui um dos maiores sistemas metroviários do país.

De acordo com o professor Maiquel, o evento também ressaltou a necessidade de se compreender que a sustentabilidade não consiste apenas no uso de energia verde ou reciclagem do lixo, mas principalmente em fornecer instrumentos para que diferenças culturais, étnicas, religiosas, linguísticas, políticas, possam conviver em harmonia.

“A educação para a tolerância é uma tarefa que parte do fato de que a nossa vida, tanto individual como coletiva, está perpassada por conflitos, exposta a diferenças e condicionada por diferentes e legítimos modos de pensar e orientar a vida, e enfrentar esses conflitos significa permitir que eles aflorem, para depois assumi-los e integrá-los como ponto de partida no processo educativo. Com efeito, a ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, pontos de vista ou de abordagem, heterogeneidade e variedade, e, muitas vezes, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua”, destaca Maiquel.


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