Pós-Graduação MBA em Gestão de Cooperativas promove intercâmbio acadêmico e cooperativo - Unijuí

Cooperativismo e Administração foram os temas do Intercâmbio Internacional promovido pela Unijuí e o Sistema Cooperativo Cresol.

Acadêmicos e professores do Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão de Cooperativas – 9ª edição in company com Cresol-Sicoper, realizaram intercâmbio internacional na área do cooperativismo, Administração e cultura entre os dias 1º e 05 de agosto. Este promovido e organizado conjuntamente pela Cresol e a Coordenação do Curso em conformidade com as prioridades e planejamento do Curso e suas parcerias, e as prioridades da internacionalização constantes do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unijuí – PDI. Foram no total 36 participantes, destacando professores, estudantes e dirigentes de cooperativas.

Este intercâmbio teve por objetivos: oportunizar espaços diferenciados de aprendizagem (teórico-prática) com experiências de gestão de cooperativas e de administração no contexto internacional e do Mercosul; Incentivar os acadêmicos para a inovação e o empreendedorismo e a organização de atividades de ensino-aprendizagem inerentes aos seus Cursos na Unijuí; Além de oportunizar o intercâmbio cultural e a integração universitária no âmbito da Rede Internacional de Universidades – RED CIDIR e a FEBAP; e promover possibilidades de cooperação entre estudantes e professores das universidades, cooperativas e demais organizações envolvidas.

Neste intercâmbio acadêmico-organizacional e cultural em gestão de cooperativas, os intercambistas participaram do X Encuentro de Investigadores Latinoamericanos em Cooperativismo, que se realizou dias 02 e 03 de agosto na Universidad de Buenos Aires. Foram mais de 150 lideranças acadêmicas e cooperativistas provindas de 6 países latinoamericanos.

Durante a participação do Evento Acadêmico foram apresentados e publicados três artigos que resultantes da integração ensino-pesquisa e vinculados ao cronograma de atividades e metas do projeto institucional de pesquisa “Estudo sobre as organizações cooperativas do Noroeste Gaúcho, direcionado ao fortalecimento, sustentabilidade e inovação do cooperativismo e suas contribuições para o desenvolvimento regional”. Estes temas estão também vinculados a cooperação na região de fronteira internacional entre Brasil, Argentina e Paraguai, com a participação do cooperativismo.

Os Encontros de pesquisadores são promovidos através da Rede Latino Americana de Investigadores em Cooperativismo – RLIC. Segundo Professor Pedro Luís Büttenbender, um dos coordenadores do intercâmbio, "este evento científico multidisciplinar é reconhecido como um dos mais importantes no campo da pesquisa latino-americana sobre cooperativas e qualifica os processos de formação ao nível do da pós-graduação, pois oportuniza aos participantes de demais membros do sistema cooperativo, a troca de experiências e o fortalecimento das práticas de gestão e desenvolvimento das cooperativas. Iniciados em 2000, ao longo das nove edições, os Encontros de pesquisadores estimularam a reflexão sobre as questões de cooperação na região e promoveu a criação de um debate crítico sobre esforço cooperativo, estabelecendo relações de colaboração para a investigação e incentivando o fortalecimento das relações entre o âmbito de cooperação e campo acadêmico". O próximo Encontro deverá ser realizado na Colômbia em 2020.