Quinto ano da EFA recebe Agrônomo para debater o uso de agrotóxicos - Unijuí

Quinto ano da EFA recebe Agrônomo para debater o uso de agrotóxicos

Na última sexta feira, 18/08, os estudantes do quinto ano da EFA, receberam o Agrônomo, Alexandre Voltz, pai da aluna Isabela, para uma conversa sobre Agrotóxicos.

No bate papo os alunos conheceram os tipos de agrotóxicos e sua classificação conforme o nível de risco que o produto oferece a saúde humana.

Segundo Alexandre, o uso excessivo desses produtos pode causar doenças ao ser humano, mesmo sabendo que é comum o uso de agrotóxicos na agricultura não somente no nosso país, como no mundo todo. Geralmente usados para evitar algum tipo de praga em uma plantação, esses produtos acabam sendo utilizados inadequadamente, gerando riscos à saúde das pessoas.

Os riscos são grandes e podem ocasionar problemas em curto, médio e longo prazo, dependendo da substância utilizada e do tempo de exposição ao produto. A intoxicação por agrotóxicos pode ocasionar tonturas, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, dificuldades respiratórias, tremores, irritações na pele, nariz, garganta e olhos; convulsões, desmaios, coma e até mesmo a morte. Além dos problemas graves gerados aos trabalhadores rurais, agrotóxicos podem ser encontrados nos alimentos, prejudicando assim outras pessoas. Apesar de todos os cuidados do consumidor, que lava o alimento muitas vezes até com água sanitária, os agrotóxicos não são totalmente removidos dessa maneira. Algumas vezes, essas substâncias penetram nos tecidos vegetais, fazendo com que a lavagem remova apenas partes delas. Já a água sanitária é bastante útil para matar alguns micro-organismos, mas não é eficaz na eliminação de agrotóxicos, conta Alexandre.

Para diminuir o consumo dessas substâncias, deve se optar por comprar produtos orgânicos. Esses alimentos caracterizam-se por não serem produzidos com a utilização de agrotóxicos..

A professora da turma, Zaida Bortolan Sacon destaca que esse trabalho faz parte do projeto "Construindo valores e sabores", onde o estudante tem como principal objetivo discussões fundamentada e contextualizada no nosso dia a dia que estimule pensar, refletir, pesquisar e adotar práticas ecologicamente corretas na busca de estilos de vida saudáveis, proporcionando assim mais qualidade de vida.