Unijuí dá início ao Programa de Residência Pedagógica - Unijuí

Unijuí dá início ao Programa de Residência Pedagógica

Nesta semana a Unijuí realizou, nos Campi Ijuí e Santa Rosa, o I Encontro do Programa de Residência Pedagógica, com o tema “A constituição do ser professor articulada ao trabalho educativo”. Os eventos, realizados na segunda-feira, dia 20, e quarta-feira, dia 22, respectivamente contaram com a participação da Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon e deram início ao Programa.

A programação dos encontros também contou com um Painel sobre a Formação Docente e também uma conversa sobre expectativas e encaminhamentos de Preceptores e Residentes. Participaram do encontro professores, docentes orientadores, coordenadores pedagógicos e de áreas, residentes, preceptores, Coordenador(a) da 17ª CRE e da 36ª CRE, Secretário(a) Municipal de Educação de Ijuí e demais interessados.

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Os estudantes estarão envolvidos com regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhados por um professor da escola com experiência sua na área de ensino e orientados por um docente da Universidade.

O objetivo é contribuir na melhoria da formação inicial dos residentes e na formação continuada dos preceptores, reforçando a necessidade de diálogos constantes entre universidade e escolas para; fortalecer o campo da licenciatura como espaço imprescindível no cenário social brasileiro; refletir sobre os desafios contemporâneos da educação para construir entendimentos acerca das políticas públicas da educação básica, principalmente no que se refere às diretrizes curriculares nacionais, ao Plano Nacional de Educação (2014-2024) e a Base Nacional Curricular Comum visando transformações na organização escolar e curricular. Além disso, oportunizar um espaço privilegiado de socialização de conhecimentos e saberes, de interação e interlocução entre docentes orientadores, preceptores e residentes na perspectiva de uma práxis mais qualificadas do trabalho educativo para assegurar as funções e as relações apropriadas de trabalho didáticopedagógico favorecendo a aprendizagem dos alunos.

Como vai funcionar: 60 horas destinadas à ambientação na escola; 320 horas de imersão; 100 horas de regência (planejamento e execução de pelo menos uma intervenção pedagógica); 60 horas destinadas à elaboração do relatório final, avaliação e socialização das atividades para viabilizar a consolidação do Programa Residência Pedagógica com qualidade.