II Feira Regional de Matemática reúne centenas de estudantes da região em Panambi - Unijuí

Com o tema "A Matemática é para todos!”, foi realizada, nesta sexta-feira, dia 24 de agosto, a II Feira Regional de Matemática do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no Instituto Federal Farroupilha, em Panambi e reuniu centenas de estudantes de escolas da região.

Para esta segunda edição foram apresentados 97 trabalhos inscritos por escolas de oito municípios da região. Foram inscritos em oito categorias diferentes: Educação Especial (10); Educação Infantil (5); Ensino Fundamental – Anos Iniciais (21); Ensino Fundamental – Anos Finais (40); Ensino Médio e/ou Profissionalizante (15); Ensino Superior (4); Professor (1); Comunidade (1). Todos os trabalhos receberam premiação.

O número de inscrições aumentou significativamente da primeira Feira, que teve 81 trabalhos apresentados, o que, de acordo com os organizadores, é fruto da atuação do Projeto de Extensão da Unijuí, que está ajudando no processo de consolidação e expansão das Feiras de Matemática na região.

Segundo a Comissão Organizadora, os trabalhos apresentaram grande variedade nas temáticas, demonstrando a riqueza dos trabalhos desenvolvidos nos diferentes espaços educativos. A feira visa a sistematização dos projetos realizados por estudantes, professores e comunidade que envolvam conceitos matemáticos. “A Feira contribui muito para quebrar paradigmas em relação a matemática. Os alunos começam a criar uma outra relação com a matemática, não de barreira, e sim de proximidade. Esse é um dos grandes potenciais dela”, observa o professor Peterson Cleiton Avi, um dos coordenadores do evento.