Estudantes da EFA tem tarde de Estudos no IRDER - Unijuí

Estudantes da EFA tem tarde de Estudos no IRDER

Com o propósito de qualificar as aprendizagens interdisciplinares que vem acontecendo em sala de aula, os alunos do nono e primeiro ano do Ensino Médio da EFA visitaram o IRDER, na última quarta-feira, dia 27 de março.

Os alunos foram até a Escola Fazenda da Unijuí acompanhados pelos professores Jader Kappaun (Química), Caren Lorenzi (FÍsica), Gilmar Walker (Geografia) e Sandra Gelati (Biologia). Para qualificar ainda mais a equipe, a professora de Biologia da Unijuí, Francesca Werner Ferreira, acompanhou as atividades fazendo intervenções que favoreceram a compreensão de conceitos e conteúdos contextualizados, interligando os saberes das diferentes áreas do conhecimento.

A EFA, por ter à disposição todos os espaços de uma Universidade, faz a diferença no seu Projeto Educacional oportunizando conhecer in loco o histórico de locais como IRDER, além de vivenciar algumas das atividades desenvolvidas neste espaço, como produção de espécies vegetais nativas e exóticas, hortaliças, medições meteorológicas, bem como, estudos e pesquisas, realizadas também por estudantes dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária da Unijuí.

Ampliando o espaço da sala de sala, a visita favoreceu a relação entre conceitos que vem sendo abordados em sala de aula. Segundo os professores Jader e Caren, “ensinar e aprender Química e Física é uma tarefa que se torna muito mais agradável e proveitosa quando contempla situações mediadas pela prática, pelas vivências do cotidiano”.  Assim, os componentes curriculares das Ciências da Natureza, do ensino Fundamental e Médio, procuram aproximar os alunos cada vez mais do processo de construção do conhecimento potencialmente significativo.

Com esse intuito, um dos temas aprofundados foi o funcionamento de uma estufa de plantas. O efeito estufa, correntes de convecção, as interações das radiações solares com atmosfera e as superfícies do planeta terra.  A professora Sandra, por sua vez, mergulhou na diversidade do local, através da observação dos Biomas, Ecossistemas, animais e plantas existentes. A estação meteorológica permeou os debates da Geografia, onde os alunos puderam observar temas como orientação, localização, clima, etc.

A visita foi guiada pelos técnicos do IRDER e também pelo Engenheiro Agrônomo Claudio Porazzi.