Perspectivas sensorial, pedagógica e jurídica estiveram em debate na V Jornada do Autismo - Unijuí

Nesta terça-feira, 02 de abril, dia Internacional de Conscientização do Autismo, a Unijuí sediou a “V Jornada do Autismo: construindo caminhos na perspectiva sensorial, pedagógica e jurídica”, realizada no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. O evento integra as atividades da Semana Municipal de Conscientização do Autismo, que, desde a segunda-feira, dia 1º, se tornou Lei em Ijuí.

A programação do evento contou com palestras e minicursos. Na parte da manhã e da tarde, Katrien Van Heurck abordou o tema “A percepção autista, uma percepção sensorial”, compartilhando formas de como trabalhar com pessoas autistas. Na noite, a palestrante Diana Fernandes Serpe abordou o tema “Políticas Públicas para inclusão dos autistas”, abordando sobre o direito dos autistas.

Segundo Katrien Van Heurck, é preciso compartilhar informações e sensibilizar sobre a importância do tema. “É uma palavra (o autismo) que ainda carrega um preconceito muito grande, infelizmente. Falta muito para que as coisas fiquem mais estabilizados na sociedade brasileira e no mundo também, que não está preparado para conviver com pessoas diferentes. Tudo é focado na normalidade, pessoas com autismo apenas são diferentes”, observa.

A V Jornada de Autismo é promovida pelo Grupo de Estudos e de Apoio ao Autismo - ASSAMI/CASA AMA, com o apoio da Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí – TEAmor. A Universidade é apoiadora do evento por meio do Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional e também dos cursos de Direito, Pedagogia e Nutrição.

A Semana terá outras atividades: nesta quarta-feira, será realizada sessão de cinema, em parceria com a Cult Cinema. Na quinta-feira, será lançado o projeto da Teamor, Autismo nossa escola, conhecer para incluir, aprovado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), e que será desenvolvido inicialmente na Escola Soares de Barros, e durante o ano disponibilizado às demais escolas. E, na sexta-feira, no encerramento da programação, a Caminhada Azul, com saída da Fidene às 16h em direção à Praça da República. Em caso de chuva, será realizada carreata.