EFA lança projeto especial com Jogos RPG - Unijuí

EFA lança projeto especial com Jogos RPG

Na última sexta-feira iniciou a nova proposta de projeto extracurricular da EFA para o Estudo da História, usando como base jogos de RPG.

Segundo os professores Josei Pereira e Gian Ruschel, responsáveis pelo projeto, o estilo RPG, também conhecido como “ Jogos de Interpretar Papéis”, possuem diversos temas inerentes aos estudos da história. Com esta ferramenta, será possível fazer uma viagem no tempo e vivenciar, na prática cotidiana, as diferentes sociedades. Por exemplo, na pré-historia os jogadores interpretarão as primeiras sociedades humanas, tendo que sobreviver em um mundo complexo, desconhecido e assustador. Praticamente sem armas e ferramentas, terão que improvisar e cooperar para garantir a sobrevivência individual e do grupo. E assim, vários outros períodos e sociedades específicas poderão ser trabalhadas através dos jogos.

O professor Josei salienta que a ideia é usar o RPG de uma forma didática e lúdica, visando ambientar o aluno/jogador em períodos específicos da história. "Serão narradas histórias em que o personagem deverá interpretar o ser humano de um período específico, respeitando as regras, política e cultura da época", observa.

O projeto, de caráter inovador, busca despertar nos jovens o interesse pelo estudo da história, de forma didática e lúdica. Ele também se conecta com o tema da Jornada de Pesquisa da escola em 2019: "EFA PELA CULTURA: REVITALIZAR E CONSTRUIR - Lazer como práticas culturais – Diálogos e Experiências".