Deag contribuiu para dia de campo sobre alimentação de bovinos de leite - Unijuí

Deag contribuiu para dia de campo sobre alimentação de bovinos de leite

Na quinta-feira, dia 25 de abril, foi realizado em Augusto Pestana um dia de campo sobre pastagens e milho silagem, para um público formado por produtores de leite e estudantes. O evento organizado pela Emater contou com a participação dos professores do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí, Emerson André Pereira e Gerusa Massuquini Conceição, e dos estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade, Cristhian Almeida, Iandeyara Nazaroff e Thayná Martins.

De acordo com o professor Emerson André Pereira, os períodos mais críticos para a produção pecuária correspondem às épocas do ano em que a temperatura e o fotoperíodo estão em momento de transição. Consequentemente há uma diminuição significativa da qualidade e quantidade de pastagens fornecidas aos animais, o que justifica a denominação de vazio forrageiro outonal e primaveril. “Porém, atualmente há estratégias e cultivares de forrageiras, que eliminam este problema, contribuindo de forma eficiente com a alimentação dos animais e com a rentabilidade dos produtores de leite”, explica o professor.

O manejo visando alta produção de biomassa de milho silagem também teve destaque no dia de campo, por ser algo vantajoso em períodos de escassez devido à alta aceitabilidade pelos animais e qualidade da forrageira que se mantém quando em forma de silagem, podendo ser usada para equilibrar a dieta animal, ou seja, seu uso é propício em períodos críticos como os vazios forrageiros. Nesse sentido, foram abordados aspectos referentes à ecofisiologia da cultura e ao manejo da adubação nitrogenada, pela professora Gerusa M. Conceição.

Segundo ela, o dia de campo foi válido para adquirir e aprimorar os conhecimentos, proporcionando a possibilidade de diálogo entre os produtores sobre diversas situações que ocorrem no campo, dando a estes a liberdade de optarem por realizar ou não as estratégias propostas. Além disso, os estudantes da Agronomia e da Medicina Veterinária da Unijuí foram provocados por seus professores a contribuir com as apresentações.

Para um dos organizadores do dia de campo, Fabio Toledo, assistente técnico da Emater de Augusto Pestana, os objetivos foram alcançados. “Os produtores e estudantes puderam observar alternativas exitosas, que podem ser usadas na região, focando em menor custo e maior produção de leite”, afirmou.