Consumo e consumismo em debate na EFA - Unijuí

Consumo e consumismo em debate na EFA

No último sábado,25/05, os professores de História e Sociologia da EFA, Gian Ruschel e Sandra Nunes Rosa, propuseram uma atividade diferenciada, visando a questão do consumismo e os problemas acarretados pelo mesmo fenômeno. Os alunos do Ensino Médio assistiriam ao documentário “Obsolescência Programada” e “O fazedor de montanhas. Já o Ensino Fundamental assistiu os documentários “História das coisas”, “História da água engarrafada” e “Ilha das Flores”. Ambos os ambientes tiveram um momento de reflexão prévia, para apresentar a ideia que seria trabalhada após os documentários.

No final dos documentários os professores retornaram as salas de aula com as turmas para dar continuidade ao trabalho. Dessa forma discutiram e sistematizaram as ideias trazidas pelos documentários, apresentando releituras artísticas, propostas de intervenção e projetos para dar continuidade à atividade. Esse segundo momento baseou-se no seguinte questionamento: O que posso fazer para colaborar com o meio ambiente e a vida à minha volta?

Segundo o Professor Gian, cabe retomar que o fenômeno do consumismo foi e é estudado por diversos estudiosos e a proposta do trabalho encontra-se em, a partir do embasamento teórico, pensar propostas e alternativas ao cenário atual no que se refere aos problemas do consumo desenfreado, sendo que esses podem ser evidenciados em vários âmbitos. Dessa forma, os alunos são instigados a se situar como sujeitos pensantes e protagonistas da história e da sociedade, capazes de pensar e mudar o mundo.

A professora Sandra conta que a partir da modernidade, com o desenvolvimento da técnica, tecnologia da informação e a globalização novos desafios têm sido apresentados às sociedades. A produção em massa, de quase tudo, tem favorecido e facilitado o consumo, principalmente naqueles países privilegiados economicamente. Essas mudanças de comportamento tem sido pauta de incansáveis estudos, tendo em vista que a produção de lixo e resíduos poluentes cresce de forma perturbadora causando um desequilíbrio na natureza, dificultando a vida e levando muitas espécies à extinção. Segundo ela a discussão e reflexão toma como base, principalmente, o autor contemporâneo Hans Jonas, o qual defende que as mudanças de atitude e comportamento com relação a proteção do meio ambiente passam, principalmente, pela consciência ética e pelo entendimento de que não é direito daquelas gerações que habitam o mundo condená-lo privando as futuras gerações de usufruírem do mesmo espaço. Sendo assim, ela entende que o consumo consciente passa pela responsabilidade Socioambiental. Por esse viés a reflexão sobre a importância e cuidado com o meio ambiente é mais do que a conscientização ética do sujeito, torna-se um imperativo moral e jurídico para todos os povos que por um breve momento habitam o planeta terra, finaliza a professora.