Paraguaios integram o MBA em gestão de cooperativas da Unijuí - Unijuí

Paraguaios integram o MBA em gestão de cooperativas da Unijuí

O curso de pós-graduação da Unijuí MBA em Gestão de Cooperativas, que é oferecido em parceria com o Sescoop/RS e Cooperativas, está com a participação de cooperativistas do Paraguai. Fruto dos avanços da Internacionalização da Unijuí e da Cooperação com a Universidad Autónoma de Encarnación, Encarnación-Py (UNAE), está oportunizando a participação conjunta de brasileiros e paraguaios no curso de pós-graduação.

O cooperativismo que é tema de atuação diferenciada da Unijuí, oportuniza ofertas de cursos Superior em Gestão de Cooperativas, Pós-Graduação em MBA em Gestão de Cooperativas, bem como, projetos de pesquisa com rede de cooperação internacional.

A estratégia da cooperação está viabilizando a oferta de demandas inovadoras e diferenciadas na área do cooperativismo e outras, que geram relevantes impactos na formação e qualificação de dirigentes e lideranças do sistema cooperativo, assim contribuindo com o fortalecimento gestão e governança com maiores competências para fazer frente aos desafios vivenciados pelas organizações cooperativas no presente e futuro

Os acadêmicos paraguaios são Liliana Martínez e Leandro Cristaldo, que atuam na região que se constitui no berço do cooperativismo latino-americano, território Missioneiro trinacional.

Para o coordenador do curso, Professor Pedro Büttenbender, “esta é uma oportunidade de fortalecer institucionalmente os laços históricos de integração e cooperação transfronteiriça abarcando também o espaço Universitário e cooperativista”.

Pedro também destaca que os desafios para o desenvolvimento futuro destas regiões de Fronteira passam pela maior capacidade de integração e de construção de agendas comuns de organização de investimento e de implementação de políticas de desenvolvimento. “Temas estratégicos e novos tem-se agregado a partir dos desafios da logística das energias das águas e do desenvolvimento das regiões mediterrâneas na América Latina”, conclui o professor.

O MBA em gestão de cooperativas oferecido pela Unijuí em sua 10ª edição, em parceria com o Sescoop/RS e Cooperativas da região.