Parque de exposições vira tema de pesquisa na EFA - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Parque de exposições vira tema de pesquisa na EFA

                    

O oitavo ano da EFA está desenvolvendo uma pesquisa sobre os povos que colonizaram as cidades de Ijuí e de Oberá, na Argentina, uma vez que ambas as cidades possuem uma certa similaridade em suas festas culturais, que surgiram devido a diversidade étnica destas cidades. A proposta de trabalho, segundo professor de Geografia, Gilmar Walker, é relacionar o processo de formação e colonização destas cidades, histórico dos parques que cediam as manifestações culturais, fortalecendo o vínculo latino-americano.

O professor conta que, como primeira tarefa, foi estudado diversos conceitos relacionados aos aspectos demográficos, como população, migrações, formação étnica da população brasileira, entre outros. Posteriormente a turma estudou conceitos referentes a formação do espaço territorial e ainda fatores culturais como gastronomia, vestuários e idiomas, para então, começar a parte prática do trabalho.

A primeira etapa, que ocorreu in loco, foi um tour de observação pelo Parque de exposições Wanderley Burmann, com o objetivo de analisar cada uma das casas étnicas que estão ali instaladas, realizando registros fotográficos de diferentes ângulos, para posterior análise. 

Segundo o professor Gilmar, esta atividade é uma programação visando à Jornada de Pesquisa deste ano, bem como contempla o plano de Estudos de Geografia, Espanhol e Pesquisa, como um projeto maior que terá ainda uma viagem de estudos à Oberá/Argentina, onde também será visitado o Parque local.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.