Lazer como prática cultural é tema de pesquisa na EFA - Unijuí

Lazer como prática cultural é tema de pesquisa na EFA

A Jornada de Pesquisa da EFA, que, nesta edição teve como tema "Cultura: Revitalizar e Construir", envolveu professoras, famílias, equipe diretiva, funcionários e as crianças das turmas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As atividades culminaram com uma apresentação para toda a comunida escolar na última semana do mês de junho.

O tema de estudos neste primeiro semestre possibilitou a investigação de diferentes espaços urbanos, destinados ao lazer no munício de Ijuí, como as praças da República e a do “Bosque dos Capuchinhos”, no bairro onde se localiza a Escola. Também houve relatos sobre as praticas de lazer envolvendo as famílias das crianças e suas diferentes culturas, inclusive de Bogotá - Colômbia, local de origem de uma aluna da Educação Infantil (a família está morando temporariamente em nosso município, os pais cursam Doutorado na UNIJUÍ). Para o segundo semestre, está prevista uma proposta de revitalização e construção de espaços públicos e escolar, que inclui o arvorismo na EFA.

A coordenadora pedagógica Maristela Heck, destaca que a pesquisa proporcionou inúmeras reflexões e vivências sobre o lazer como prática cultural. Percebido pelo grupo de professores e estudantes, como elemento pedagógico de significação, manifestação da cultura e mobilizador de experiências inovadoras no sentido de concretizar ações transformadoras através das diferentes linguagens. Na próxima semana acontecerá a socialização dos Anos Finais e Médio, com temas que perpassam os espaços públicos/privados, usando abordagens culturais, de políticas públicas, pontos turísticos e sustentabilidade, diversidade cultural entre outros.