Seminário de Formação reúne professores de escolas de Ijuí - Unijuí

Seminário de Formação reúne professores de escolas de Ijuí

O Seminário de Formação sobre Folclore Regional, Cultura Popular e Cultura Tradicional Gaúcha, do projeto Escola, Folclore e Cultura, ocorreu na manhã deste sábado, 6 de julho. O projeto é realizado pela Unijuí e Unijuí FM, com apoio da Coordenadoria Regional de Educação e da Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, professores de Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais de escolas públicas e privadas de Ijuí, receberam informações detalhadas sobre o cronograma de execução do projeto, e participaram de  estudo e formação continuada, com as professoras do Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí, cursos de Pedagogia e Letras, respectivamente, Lídia Alebrandt e Taíse Possani.

As escolas também receberam CD com conteúdos folclóricos, produzido pela Unijuí FM com apoio das professoras envolvidas no projeto, com 50 áudios abrangendo as temáticas do folclore regional – subdividida em lendas, contos e tradições – e das culturas populares e tradicionais gaúchas – entre elas, a linguagem, ditados, as danças, músicas, poesias jogos e brincadeiras. Este material editado em áudio, com locução, sons e efeitos, será utilizado em sala de aula, possibilitando a exploração do imaginário dos alunos, a aprendizagem dos conceitos e conteúdos, complementando os estudos sobre o folclore.

Sala de aula - Na formação, foi lançada a próxima etapa do projeto: a realização de atividades nas escolas,  contemplando três níveis de educação básica. São elas:

1) Artistas Mirins (Educação Infantil): resgate de artefatos e/ou personagens de lendas do folclore gaúcho, por meio da realização de atividades envolvendo instalações, artes plásticas, ilustrações, etc. A escola organizará uma mostra dos trabalhos, ocasião em que a Rádio Unijuí FM se fará presente para acompanhar a socialização dos saberes, registrar em fotos, áudios e vídeos e entrevistar as crianças a respeito de suas produções.

2) Pequenos Jornalistas (Anos Iniciais): resgate da cultura popular, brincadeiras, ditados, músicas, poesias a partir da pesquisa histórica, bibliográfica e, também, a partir de entrevistas com detentores da memória e do saber do povo (pais, avós, bisavós, professores). O trabalho será finalizado com a narração oral da pesquisa, em momento de socialização com a Unijuí FM, numa imitação de cabine radiofônica, em que serão locutores por um dia, transmitindo as informações da pesquisa.

c) Jovens Escritores (contemplando alunos dos Anos Finais): prevê a pesquisa sobre termos e expressões idiomáticas do gaúcho, tanto os utilizados no passado, quanto os atuais termos que marcam os dialetos do Rio Grande do Sul. Cada turma poderá contribuir com a pesquisa de até 10 verbetes, os quais serão utilizados para a elaboração do “Dicionário de Falares do Gaúcho”. As turmas poderão também criar ilustrações para alguns dos verbetes produzidos.

Encerramento - Ainda dentro do projeto será realizado um evento denominado Folclore no Campus, num domingo, aberto para as comunidades escolares e comunidade em geral, a fim de socializar os resultados do trabalho, em espaço aberto do Campus da Unijuí. Na ocasião haverá Mostra de Trabalhos, apresentações culturais, cinema ao ar livre e distribuição do Dicionário de Falares do Gaúcho.

O projeto - ‘Escola, Folclore e Cultura - Conhecimento e preservação dos saberes, tradições e manifestações culturais do gaúcho” é um projeto cultural que objetiva promover o estudo e o resgate do folclore regional e das culturas populares e tradicionais do Estado em escolas de Ensino Fundamental de Ijuí, públicas e privadas, nas três etapas da Educação Básica.

A iniciativa contempla, para além do Seminário e do trabalho em sala de aula, a distribuição de obras para os estudos; a disponibilização de CD com 50 conteúdos em áudio sobre as temáticas, levando o rádio para a sala de aula; e a realização do evento Folclore no Campus, com atrações culturais, participação de alunos, Mostra dos Artistas Mirins, cabine radiofônica dos Pequenos Jornalistas e distribuição do Dicionário de Falares do Gaúcho elaborado pelos Jovens Escritores.

As escolas participantes também serão contempladas com as coleções Mato Encantando, Prendas e Peões e Dicionário de Falares do Gaúcho, conforme o nível de ensino.

O projeto é uma realização da Rádio Educativa Unijuí FM e da Unijuí, e financiado pela Secretaria de Cultura do RS por meio do Pró-Cultura RS.