Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária participam de Dia de Campo da CCGL - Unijuí

Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária participam de Dia de Campo da CCGL

A Unijuí esteve presente, por meio dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, vinculados ao Departamento de Estudos Agrários (DEAg), no X Dia de Campo da CCGL, que ocorreu no dia 22 de agosto, com o objetivo de mostrar tecnologias em produção leiteira para obter produtividade com resultados.

Foram abordados temas de relevância para o setor, tais como: pastagens anuais de estação fria, onde foram apresentadas as cultivares disponíveis no mercado. Instruções normativas 76 e 77, certificação de propriedades livres de brucelose e tuberculose, onde foram apresentados os resultados alcançados até o momento e os desafios que estão por vir. Período de transição, processamento de silagem de milho visando maximizar seu aproveitamento, e entre outros assuntos importantes. Além disso, foi apresentado um case de sucesso, o qual mostrou aos produtores que é possível produzir de maneira sustentável, rentável e satisfatória.

O professor do DEAg, Emerson Pereira, ressalta a importância de os acadêmicos interagirem nas cadeias produtivas, com um olhar científico e sustentável de um sistema, mas sem deixar de ter uma visão ampla.

Para a estudante de Medicina Veterinária, Gabriela Amarante, a participação em eventos deste caráter é de grande importância para a vivência acadêmica. “Além de nos permitir criar uma rede de contatos pessoal e profissional, nos apresenta os principais desafios da cadeia produtiva do leite, instigando em nós questionamentos e motivação pela busca por aperfeiçoamento técnico para sanar as reais necessidades do produtor”, observa. Já a estudante de Agronomia, que está realizando estágio na CCGL, Aline Bender, enfatiza que participar deste evento, além de elevar a qualidade na formação profissional, associando a teoria e prática que a Unijuí proporciona, também coloca os estudantes em contato com a indústria.

“O Dia de Campo de foi de extrema importância, pois pudemos observar o comportamento de cada planta, o seu desenvolvimento e também a produtividade dos animais” observa Alexandre Jantsch, um dos estudantes que participaram do evento.

Uma das curiosidades que o evento mostrou aos participantes tem relação com a tecnologia e a inovação: a CCGL está colocando um robô para coleta de leite, que será o primeiro em sistema a base de pasto no Brasil.