Cursos compartilham experiências desenvolvendo metodologia de um Círculo de Diálogos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cursos compartilham experiências desenvolvendo metodologia de um Círculo de Diálogos

No dia 5 de setembro, a professora Francieli Formentini, do curso de Direito, desenvolveu um Círculo de Diálogos com as estudantes do Curso de Pedagogia no Campus Santa Rosa, com o objetivo de oportunizar conhecimento e vivência dessa metodologia.

O evento ocorreu na Disciplina de Práticas Educativas em Espaços não Escolares, ministrada pela professora Lídia Inês Allebrandt, que prevê a realização de uma breve pesquisa participante para conhecimento dos sujeitos e o desenvolvimento de um projeto social, cultural e/ou educativo em diferentes instituições não escolares.  Para tanto, as acadêmicas estão estudando e produzindo um texto reflexivo acerca do papel do pedagogo em espaços de educação não-formal tendo em vista o desenvolvimento humano, a inclusão, o respeito à diversidade e a formação de cidadãos participativos.   

A professora Lídia destaca que "a vivência dessa metodologia oportunizou um novo olhar sobre como interagir com as pessoas, oportunizando-lhes a escuta ativa e o compartilhar histórias, expectativas e valores que acreditam, num clima de respeito, isenção de julgamentos e acolhimento do outro”, afirma.

Para a acadêmica Daniele Fabrizio “a experiência da atividade é totalmente positiva, pois nos permite não só a possibilidade de dialogar e compreender a problemática abordada, mas, também experienciá-la a partir de outros pontos de vista, pois sua ideia é fazer com que todos tenham seu lugar de fala, independente de sua posição", complementa a aluna. 

A professora Francieli ressalta que compartilhar experiências e práticas com acadêmicos de outros cursos é de extrema relevância, constituindo-se no fazer da Universidade.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.