EFA comemora 15 anos do curso Técnico em Enfermagem de Três Passos - Unijuí

EFA comemora 15 anos do curso Técnico em Enfermagem de Três Passos

Na sexta feira, 25/10, foi realizado, no campus Três Passos, um encontro de estudantes, egressos, professores e ex-professores do curso Técnico em Enfermagem de Três Passos, para brindar os 15 anos de atuação da EFA no município. A ex-coordenadora do curso Técnico de Enfermagem de Ijuí, professora Marinez Koller Pettenon, hoje coordenadora do curso de Enfermagem da Unijuí e chefe substituta do DCVida, fez a fala de abertura, contando um pouco da história da implementação da oferta no campus Três Passos, assim como os desafios enfrentados e o orgulho de ver até hoje o Curso ativo na região. A professora enfermeira Zandra Elisa Obregon, primeira coordenadora do curso Técnico em Enfermagem de Três Passos, também falou sobre sua passagem pelo Curso e a importância que ele teve para a comunidade de Três Passos e região.

A diretora da EFA, professora Maria do Carmo Pilissão, observou que formar técnicos em enfermagem remete a uma grande responsabilidade: “acreditamos na formação humanística, que exige, acima de tudo, um projeto curricular que promova o despertar da sensibilidade, do cuidado e da competência profissional. A EFA/FIDENE sempre primou pela seriedade e pelo compromisso com a educação”. Em sua fala, a diretora ainda agradeceu a parceria do município de Três Passos, da 21ª CRE, do Hospital, da Unijuí e de todas as pessoas que passaram pelo Curso, seja na posição de aluno, professor ou funcionário.

Na ocasião, foi realizada uma homenagem para os professores do Curso, conduzida pela atual coordenadora, Sandra Furini, inspirada na história de vida da britânica Florence Nightingale, fundadora da Enfermagem Moderna, heroína de guerra, que contribuiu para a melhoria da saúde pública em todo o mundo. Foi realizada a passagem da luz que simboliza, entre outros tantos atributos, o cuidado, o zelo e a esperança da cura, que fazem parte do dia a dia dos profissionais da saúde. “O curso formou, ao longo desses 15 anos, mais de 220 alunos, que hoje estão espalhados por postos de saúde, hospitais, clínicas entre outros segmentos da área da saúde da região celeiro e de todo Brasil. Com certeza o curso Técnico em Enfermagem consolida sua atuação em Três Passos e região como um projeto educativo de qualidade, de ousadia e profissionalismo no cuidado com a vida”, salientou.