Projeto de professora egressa da Unijuí conquista o segundo lugar no7º Prêmio RBS de Educação - Unijuí

No último dia 4 de novembro, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário, pelo segundo ano consecutivo, esteve representada pelas professoras Danieli de Oliveira Biolchi e Marli Salete da Costa Schiavo na cerimônia de premiação do 7º Prêmio RBS de Educação, promovida pelo grupo RBS e a Fundação Maurício Sirotski Sobrinho. Neste ano a Escola conquistou o 2º lugar na categoria Escola Pública, de um total de 231 projetos inscritos. O trabalho foi organizado e orientado pela professora Danieli, da disciplina de História, auxiliada pela educadora Marli, de Língua Portuguesa. Tendo como tema “A Literatura e a Música: os anos que seguiram 64”, o projeto foi realizado pela turma do 9º ano, nas aulas de História. Os alunos pesquisaram e aprofundaram-se no conteúdo, analisando músicas, filmes, documentários e a literatura como forma de ampliação do conhecimento. Depois da pesquisa, produziram um musical que expressou o entendimento dos conteúdos.

Segundo Danieli Biolchi, a cerimônia de premiação foi um momento lindo e especial, que valorizou o trabalho realizado pelos educadores e seus alunos. “Demonstra que, mesmo com todas as dificuldades salarias e de valorização dos profissionais de educação, a Escola pública e seus professores realizam um trabalho de qualidade”. A educadora aproveita o momento para agradecer a todas as pessoas que contribuíram para que o projeto alancasse este sucesso: “em especial, minha família, aos colegas professores e Direção da Escola, ao professor João Frantz, pela palestra que realizou aos alunos do 9º ano e a Unijuí, pela formação acadêmica e pelos anos em que foi bolsista do Programa Pibid. Acredito que hoje estamos colhendo os frutos plantados por cada bolsista e pela Universidade, que acreditou no potencial da Escola e muito nos ensinou”, complementa.

A professora salienta, ainda, que os alunos também estão classificados para apresentar o Projeto na 4º Mostra Pedagógica Estadual do CPERS, que ocorrerá no próximo dia 29, na Praça da Matriz, em Porto Alegre.  “Os alunos estão muito felizes, pois além de ter a oportunidade de apresentar seus trabalhos, também apresentarão seu musical na abertura do evento, observa.