Estudantes da EFA que trocam de nível participam de seminários - Unijuí

Estudantes da EFA que trocam de nível participam de seminários

A EFA, por meio da Coordenação Pedagógica organizou, nas primeiras semanas de novembro, seminários para os estudantes que trocam de nível no próximo ano.

Primeiro a turma do quinto ano da Escola teve um momento de troca de conhecimentos com os colegas do sexto ano, que já fazem parte dos anos finais. Nesta etapa os estudantes começam a ter disciplinas individuais, consequentemente mais professores e desafios diferentes que já enfrentaram até então. Marcou o seminário do quinto ano uma aula especial de programação, através do uso da plataforma Scratch, no Laboratório de Ciências da Computação, sob orientação do professor Edson Padoin e bolsistas do projeto Meninas Digitais. Nesta ocasião os estudantes puderam construir um jogo e vislumbrar as diversas possibilidades do uso da tecnologia.

Em um segundo momento os estudantes do nono ano tiveram a troca de experiências com os colegas do primeiro ano sobre o Ensino Médio. Essa atividade foi realizada no Campus Ijuí e contou com uma aula surpresa, ministrada pelo professor de Bioquímica da Unijuí, Matias Frizzo, com auxílio da professora de Biologia da EFA, Sandra Gelati. Na oportunidade os estudantes realizaram a extração do DNA de um morango e posteriormente realizaram análises nos laboratórios de microscopia da Unijuí.

Segundo a coordenadora do evento, professora Vivian Lunardi, estes momentos visam aproximar os estudantes dos novos desafios que lhe esperam no próximo ano/etapa, além de prover vivências que vão fazer parte da rotina, como estas aulas especiais nos laboratórios que foram realizadas. Para além disso, busca-se valorizar o conhecimento em suas numerosas formas de expansão, mediante as inúmeras possibilidades que a EFA tem a oferecer a seus alunos através da parceria com a Universidade.