Feira de Negócios é realizada em disciplina de “Administração e Empreendedorismo” - Unijuí

Mesmo sendo destinada principalmente para área da Gestão, a disciplina “Administração e Empreendedorismo” é ofertada para cursos em outras áreas do conhecimento, com o objetivo de apresentar o universo dos negócios a todos os futuros profissionais que a Universidade forma. Neste segundo semestre de 2019, turmas do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCCEng), nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, tiveram a disciplina, desenvolvida pela professora Fernanda Pasqualini, nos Campi Ijuí e Santa Rosa. No decorrer do semestre os estudantes foram estimulados a pensar e a desenvolver ideias de negócios, elaborando um Plano de Negócios com análise de mercado, do produto ou serviço, da empresa e financeiro. Por fim, as turmas foram desafiadas a apresentar suas ideias em uma Feira de Negócios, que aconteceu no dia 26 de novembro em Ijuí, com 12 equipes e no dia 27 de novembro em Santa Rosa, com 4 equipes.

Professores e colaboradores da Universidade foram convidados a participar como avaliadores das ideias. Entre os convidados estavam o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando González, o Pró-reitor do campus Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer, a gerente da Criatec em Ijuí, Maria Odete Palharini e da Criatec em Santa Rosa, Lucas Escher, o coordenador institucional dos cursos a distância da Unijui, professor Luciano Zamberlan, a coordenadora dos cursos de Engenharia, professora Lia Sala, os professores Romário Alcântara, Fabiane Grossmann e Eder Pedrozzo, a secretaria executiva do Dacec, Eliza Menegazzo e a analista do Laboratório de Gestão, Patricia Schorr.

A professora Fernanda salienta a importância desta disciplina e atividade, envolvendo os alunos com o ambiente empreendedor que na universidade tem forte atuação com a Incubadora de empresas - Criatec. “Os trabalhos desta disciplina têm sido, inclusive, desenvolvidos em parceria com a Criatec! De modo que muitos dos alunos que se envolvem nestes projetos acabam se tornando empreendedores de suas ideias”, complementa.