ENEM: saiba como será a edição 2020 - Unijuí

ENEM: saiba como será a edição 2020

Nesta segunda-feira, dia 11 de maio, iniciaram as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame, que é uma forma de acesso ao ensino superior público, acontecerá de duas formas, online e impressa, com provas e datas de realização diferentes. Para esclarecer como será o processo neste ano, a Unijuí realizou uma live nas Redes Sociais (fanpage Destino Unijuí), na tarde desta segunda-feira. As informações foram passadas por Eder Schuinsekel, da equipe de Relacionamento com as Escolas da Unijuí.

Confira o conteúdo da Live na íntegra:

Os principais pontos

As inscrições encerram no dia 22 de maio, sendo que o prazo limite para pagamento do boleto encerra no dia 28 do mesmo mês. Os candidatos que queiram isenção de pagamento devem verificar no edital se preenchem os requisitos e requerê-la no portal do aluno, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP).

A prova impressa acontecerá em duas etapas. No dia 1º de novembro será realizada a prova de linguagens e ciências humanas, bem como a prova de redação. O candidato terá 5h30min para a realização dessa etapa. Já em 8 de novembro as provas de ciências da natureza e matemática serão realizadas, com 5h de duração.

Já as provas online, uma novidade de 2020, serão aplicadas em número reduzido. No Rio Grande do Sul serão realizadas apenas nos municípios de Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves, Santa Maria e Pelotas, nos dias 22 e 29 de novembro.

Para os candidatos que possuam deficiência, o atendimento continuará da mesma forma que nos exames anteriores.

O aluno que pretende garantir um bom desempenho no exame deve estar atento. Para isso, confira algumas dicas:

Antes da prova

- É importante que o candidato faça a leitura do edital do Enem;

- É indicado que o candidato faça a sua inscrição, mesmo diante de um cenário de incertezas, devido à pandemia que estamos enfrentando;

- Elaborar um plano de estudos é de suma importância;

- Faça as provas dos exames anteriores;

- Pratique redação sobre variados assuntos;

- Faça simulados;

O edital, provas anteriores, conteúdos e simulados estão disponíveis no portal do Enem.

No dia da prova

- É indicado que o candidato chegue com uma hora de antecedência ao local de prova (os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. O início da prova está previsto para as 13h30min);

- O candidato deverá obrigatoriamente possuir caneta esferográfica preta transparente, assim como seu documento de identificação pessoal.

- É indicado que o candidato comece sua prova pela redação, ou que deixe, ao menos, 50 minutos de seu tempo para elaborá-la.

- Verificar com antecedência o local de realização da prova.

É importante ressaltar que a nota do Enem só é válida para alunos que estão concluindo, ou já concluíram o terceiro ano do Ensino Médio.

Para fazer sua inscrição no Enem, acesse este link.