História com Games na EFA: Battlefield e a Primeira Guerra Mundial - Unijuí

História com Games na EFA: Battlefield e a Primeira Guerra Mundial

A EFA segue com suas aulas online, no dia a dia os professores vem se reinventando e buscando diversos meios de ensinar no ambiente virtual. Nesta quinta feira, 28/05, aconteceu uma proposta diferenciada para as turmas dos Anos Finais: a aula de história foi de exploração do jogo Battlefield 1. O professor de História, Gian Ruschel, por meio de um stream ao vivo no Youtube, explorou a temática “histórias de guerra”, no modo campanha do jogo, com um recorte da Primeira Guerra Mundial para explicar alguns conceitos e elementos da história por meio do jogo.

Conforme o professor foi jogando, avançando no campo de guerra, ia explicando sobre as condições tecnológicas e históricas as quais estavam submetidos os participantes da guerra, bem como as estratégias usadas, as composições dos campos de batalha, as condições sanitárias muito precárias, com muita presença de ratos e doenças que assolaram a humanidade, entre outras situações. Curiosidades como a aparição do aviador Barão Vermelho, que foi um piloto de caça alemão considerado como o "ás dos ases", obtendo o maior número de vitórias (oitenta) de um único piloto durante a Primeira Guerra, pôde ser vista pelos estudantes, bem como as batalhas aéreas. Também foi explorada a questão da ganância e expansionismo do Império Otomano em sua busca pelo “ouro negro” e a guerra empreendida pelos povos rebeldes da arábia. Essa campanha mostra a lenda de Lawrence da Arábia e os povos beduínos do deserto.

Segundo o professor Gian, “a ideia é mostrar que os jogos podem ensinar, e, nesse caso, mostrar a guerra, frisando que a mesma traz à tona os piores aspectos da humanidade, a barbárie, os excessos e a morte". O professor ressalta que a guerra não é bonita e nem deve ser romantizada, porém, "essa vivência possibilita uma grande reflexão sobre estes acontecimentos históricos que marcam os sujeitos e geram efeitos que perduram por muito tempo na humanidade”.

A diretora Maria do Carmo Pilissão lembra que, neste período de aulas online, com a impossibilidade da presencialidade, estratégias de atividades como esta desenvolvida pelo professor de História são de grande importância pedagógica, geram aprendizagens significativas e conseguem por meio deste recurso virtual uma aproximação e envolvimento dos estudantes, pois estas práticas que fazem parte do cotidiano dos jovens, desenvolvem a curiosidade, tornando os conceitos envolventes e possibilitam novas conexões.

Confira a aula na íntegra