Alunos da EFA usam aplicativo para estudar as variações linguísticas brasileiras - Unijuí

A língua não é uma entidade imutável, homogênea, que paira por sobre os falantes. Pelo contrário, todas as línguas vivas mudam com o decorrer do tempo e o processo em si nunca para. Ou seja, a mudança linguística é universal, contínua e dinâmica, embora apresente certas regularidades. Segundo o professor Leandro Moura, essa é a concepção utilizada nas aulas de Português da turma C61 da EFA, que passa pelo estudo das Variações Linguísticas no Brasil. Este conteúdo, previsto para o 6º ano do Ensino Fundamental, traz consigo o desafio de compreender a língua materna a partir de suas variedades culturais, geográficas, históricas e estilísticas.

Por meio do aplicativo localingual.com foi possível que os estudantes vivenciassem a forma como o português é falado nas diferentes regiões do país, através de um mapa interativo que fornece gravações feitas por falantes nativos. Para explorar clique em https://localingual.com/?ISO=BR&Region=BRA-612✅em seguida selecione a região/cidade e clique em Listen to voices from region.

Para a diretora da Escola, professora Maria do Carmo Pilissão, as aulas online tem gerado bons frutos até então. Segundo ela é gratificante ver novas ferramentas e metodologias serem usadas no dia a dia, facilitando a aprendizagem e tornando o conteúdo cada vez mais atrativo para os estudantes.