Textualizando: a Oficina de Leitura e Redação do terceirão da EFA - Unijuí

Textualizando: a Oficina de Leitura e Redação do terceirão da EFA

O terceirão da EFA iniciou um novo projeto com objetivo de auxiliar e intensificar os estudos de elaboração de redações para vestibulares e processos seletivos. Trate-se do “Textualizando”, que tem a frente o professor Me. Leandro Renner de Moura.

Segundo o professor, que possui vasta experiência em cursinhos preparatórios e pré vestibulares, a ideia é, por meio de aulas e atividades dinâmicas, aperfeiçoar as capacidades de argumentação, pensamento crítico, organização das ideias e clareza linguística, de modo a torná-los capacitados a enfrentar diferentes temas e propostas de escrita.

Em um primeiro momento será realizado um Brainstorming, em português “chuva de ideias”,  em que os alunos interagem opinando e questionando sobre temas da atualidade como política, sociedade, ciência, mídias, entre outros. Em um segundo momento, serão estudados diferentes conteúdos ligados ao processo de escrita,  incluindo a apropriação das características sistêmicas dessa modalidade de texto. O terceiro momento é o da prática. Os alunos recebem propostas de redação, textos motivacionais e folha sob medida para aferir os conhecimentos construídos. Por fim, cada estudante terá sua redação corrigida com as devidas sugestões para aprofundamento e reescrita.

Inicialmente o  projeto terá duração de três meses, de setembro a novembro, com duas horas semanais (1h aula online e 1h de estudos orientados). Nas terças-feiras, das 14h às 15 horas, ocorre a aula online via Google Meet. Os estudos orientados serão desenvolvidos via Google Classroom e são gratuitos para os estudantes da turma 231 da EFA.  O projeto será ampliado gradativamente de modo a contemplar todo o Ensino Médio em 2021.