Conectados com o futuro: EFA realiza circuito das profissões em parceria com a UNIJUÍ. - Unijuí

Ao chegar no final do ciclo escolar é preciso fazer escolhas. Para auxiliar os estudantes nessa difícil tarefa, a EFA realizou mais uma edição do circuito das profissões, nos dias 24 e 25 de setembro, em parceria com a Unijuí, evento voltado para estudantes do segundo e terceiro ano do Ensino Médio.

Devido a pandemia, neste ano o bate papo entre estudantes e professores de diversas áreas da graduação aconteceu de forma Online, assim como tem sido as aulas das turmas na EFA. Estiveram presentes os seguintes professores: Amanda Sehn (Psicologia), Bruna Comparsi (Biomedicina), Jorge Brust (Medicina),  Gisele Noll (Jornalismo), Cristiane Beck (Medicina Veterinária), Patrícia Pedrali (Engenharia Mecânica e Engenharia da Produção ), Tarcisio Dorn de Oliveira (Arquitetura), Marcelo Loeblein dos Santos (Direito), Maurício de Campos (Engenharia Elétrica, Civil e Mecânica), todos da Unijuí.

Para a estudante da turma 231, Fernanda Dambros, o Circuito das Profissões é muito importante, pois mostra todo o leque de atuação, disciplinas, envolvimento e aplicação no mercado de trabalho de cada curso. “Isso faz com que possamos visualizar em que área temos maior afinidade e como consequência no que estaríamos dispostos a escolher como profissão, e para a vida. Além de que, muitas vezes, nos mostra possibilidades que nem tínhamos noção de que fazia parte de determinados cursos”, conta a aluna. Já a estudante Emanuele, do segundo ano, conta que foi uma experiência extremamente significativa e norteadora. “Além de apresentar a grade curricular e sanar todas as dúvidas que surgiram, os professores apresentaram de maneira clara e objetiva, facilitando o nosso entendimento e até mesmo desmistificando pré-conceitos. Acredito que todos saímos dessas duas manhãs com no mínimo uma opção de curso a ser seguido e isso com certeza irá facilitar muito nas decisões que vamos tomar daqui pra frente”.

O Evento foi organizado pela coordenadora Pedagógica, Vivian Lunardi, e contou com o apoio do profissional da Unidade de Relacionamento da Coordenadoria de Marketing, por meio do profissional Eder Ocimar Schuinsekel. Segundo a coordenadora, um dos papéis da escola na formação social do aluno é ajudá-los a encontrar o seu propósito de vida, nessa perspectiva, buscamos desenvolver algumas estratégias a fim de orientá-los no processo destas escolhas para dar a continuidade aos estudos. Neste sentido, a Universidade tem sido nossa grande parceira, momento ímpar em que os professores/coordenadores têm apresentado os cursos e conversado com os nossos estudantes através de um excelente bate-papo.