Unijuí tem cursos estrelados no Guia da Faculdade do Estadão - Unijuí

Unijuí tem cursos estrelados no Guia da Faculdade do Estadão

A Unijuí recebeu mais um resultado de avaliações externas dos cursos de Graduação. Diversos cursos da Universidade foram estrelados no Guia da Faculdade, fruto da parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo. O resultado desta avaliação mostra novamente a qualidade do ensino ofertado pela Instituição.

LISTA DOS CURSOS ESTRELADOS

Pedagogia (Licenciatura) - 4 Estrelas

Campus Três Passos

Direito (Bacharelado) - 4 Estrelas

Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, “mais esse resultado positivo comprova a nossa responsabilidade enquanto instituição de ensino em oferecer a educação superior com qualidade e comprometida com a formação de profissionais competentes para sua atuação do mercado de trabalho e também ao desenvolvimento regional. Avaliações como essa somente fortalecem nosso propósito, demonstrando que estamos no caminho certo e que podemos expandir nossas ofertas de cursos de graduação. Enfim, demonstra o envolvimento, a participação e a compromisso dos diversos atores institucionais neste processo”, salienta.

COMO É FEITA A AVALIAÇÃO

O Guia da Faculdade utilizou uma metodologia conhecida como "avaliação por pares" para analisar a qualidade de mais de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior, sendo que todas as instituições cadastradas no Ministério da Educação são convidadas a participar.

Participação das Instituições de Ensino Superior

As instituições, cadastram as gerais do curso, de contato e sobre seus cursos.

O coordenador de cada curso que será avaliado, recebe um questionário em que apresenta as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos:

. Corpo docente: perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos

. Projeto didático-pedagógico: características da proposta de ensino do curso

. Infraestrutura: características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos

Esse questionário serve de base para os avaliadores emitirem suas notas para os cursos.

Avaliadores

Em 2020 foram mais de 9.200 coordenadores e professores do Ensino Superior que se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade.

Estes docentes atribuem notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual atuam, considerando os três aspectos principais elencados.

Resultado Final

O processo de tabulação dos resultados começa com o descarte da maior e da menor notas recebidas por cada curso. Das notas restantes, extrai-se a média numérica de cada curso em 2020.

Ao final da avaliação, os cursos são apresentados de acordo com os seguintes conceitos de qualidade:

. 5 estrelas (excelente)

. 4 estrelas (muito bom)