EFA realiza Jornada de Pesquisa Virtual - Unijuí

EFA realiza Jornada de Pesquisa Virtual

Viajar, visitar, conhecer e apreciar diferentes lugares, suas histórias, sua cultura, costumes e  modos de vida. Relacionar os conceitos estudados e articular com o mundo vivido. Tornar  significativo os conhecimentos científicos. Conhecer  diferentes locais e ampliar a  bagagem cultural, histórica e social dos estudantes. Essa foi a proposta da “Jornada de Pesquisa - Viagens Virtuais, conhecer, explorar e estudar”, realizada ao longo dos últimos meses na EFA.

As pesquisas  começaram a ser desenvolvidas em diferentes períodos, a partir das especificidades de cada turma e intensificadas a partir do mês de agosto, tendo suas socializações ao longo do mês de outubro. Foram dias de muito aprendizado, criatividade,  explorando e utilizando   os mais diversos recursos digitais. Os estudantes embarcaram nesta viagem e visitaram virtualmente  lugares contemplados nos planos de trabalho de cada turma, etapa/nível de ensino.

O propósito da EFA sempre foi ofertar no currículo escolar um roteiro que promova aprendizagens escolares aliadas a  viagens de estudos, porém, a pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe apreensão e impactos inevitáveis para o presente momento, causando empecilhos no planejamento de viagens de estudos realizados anualmente pela escola, conta a diretora Maria do Carmo Pilissão. “Entretanto, foi necessário respeitar e compreender novos tempos. Nos reinventamos e tornamos possível  conhecer os locais de destino de cada turma, nos conectando a eles virtualmente, sempre com um olhar pedagógico criterioso, sensível e pesquisador, de acordo com a proposta pedagógica da escola”, enfatiza.

Participaram da Jornada todas as turmas da Escola, desde as crianças da Educação Infantil até os estudantes do Ensino Médio. Todas as socializações aconteceram de forma online, via google meet, com a participação de familiares e convidados.

Segundo a diretora da Escola, o projeto de ensino conecta o estudante ao aprendizado. Ela salienta que a Jornada de Pesquisa foi um sucesso, as reuniões virtuais foram momentos especiais, nos quais os processos de ensino e aprendizagens estiveram em evidência, com grande participação dos estudantes, professores, familiares e convidados.