Com apoio da Unir, estudante avança em sonho de concluir o curso de Farmácia - Unijuí

Com apoio da Unir, estudante avança em sonho de concluir o curso de Farmácia

A Unijuí inspira-se em seus acadêmicos para se reinventar e proporcionar melhorias e inovações no campo educacional. E quando falamos em inspiração, nos referimos a estudantes que estão, assim como a Universidade, trilhando novos caminhos, buscando se superar a cada dia. É o caso de Vanessa Hoffmann Campos, aluna de Farmácia.

Ela ingressou na Universidade no segundo semestre de 2018 e não demorou muito para se apaixonar pelo curso. Ao final do primeiro semestre, no dia 30 de dezembro, ela acabou sofrendo um acidente de motocicleta, que mudou radicalmente a sua vida. “Eu tive uma fratura na coluna, que ocasionou uma lesão na medula. Desde então, me tornei uma cadeirante. E tive que, infelizmente, interromper os estudos na Universidade”, recorda a jovem que, mesmo distante da graduação, não se desvinculou da Unijuí. Pelo contrário, seus laços apenas se fortaleceram com a equipe. Isso porque, no dia 27 de fevereiro de 2019, ela deu início à reabilitação na Unidade de Reabilitação Física (Unir), um dos espaços da Unijuí Saúde no campus Ijuí.

“O início é muito complicado, é um baque muito grande. Você passa a precisar de ajuda para coisas básicas, como tomar banho e comer. Sou extremamente grata ao atendimento que tive e tenho na Unir, que me ajudou a retomar a minha independência. Foi na Unir que eu aprendi a viver de novo”, comenta a jovem, que conseguiu retomar os estudos, no curso de Farmácia, no segundo semestre de 2019. “Foi um momento emocionante. Estava insegura para voltar e me questionava se seria capaz de dar conta. Mas sempre contei com o apoio dos professores, funcionários e colegas. Há sempre alguém pronto para ajudar.”

Com a pandemia, Vanessa teve a ideia de compartilhar as suas sessões de fisioterapia, e a sua rotina, com outras pessoas. Ela criou um canal no Youtube, onde também aborda questões como a inclusão e a lesão medular. “Acabei não só recebendo apoio, como também consegui ajudar outras pessoas, inclusive alunos do curso de Fisioterapia, que assistem aos vídeos para acompanhar as sessões.”

Vanessa diz que ela e a Universidade realizam essa caminhada, de reinvenção, juntas. Para os próximos anos, ela tem o desejo de conseguir concluir o curso que tanto gosta e de não se deixar abater. “Quero me descobrir, cada vez mais, na minha área, e conseguir conquistar tudo que sonho. Nunca deixarei que alguém diga que eu não consigo fazer. Para todos aqueles que estão, assim como eu, neste processo de descoberta, eu apenas digo: corram atrás dos seus sonhos. Não deixem que as coisas aconteçam sozinhas. Cada dia que passa, cada conquista que tenho, cada semestre que concluo na universidade, é uma vitória que me faz querer mais.”

Para acompanhar o canal da Vanessa, o endereço é youtube.com/user/VanessaCamposH.