Graduação Mais fecha primeiro ano de oferta com resultados exitosos - Unijuí

Graduação Mais fecha primeiro ano de oferta com resultados exitosos

A Graduação Mais fecha seu primeiro ano de implementação na Unijuí. Nascida da visão transformadora a partir das necessidades impostas pelo mercado, a Graduação Mais propõe inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior, como os currículos por competências e módulos, projetos integradores e formação pessoal e profissional.

Os estudantes passaram a ficar ainda mais próximos da realidade do mercado de trabalho, aprendendo e vivendo de forma dinâmica os desafios de suas profissões. Além disso, nos últimos dois semestres, começaram a trabalhar de forma ainda mais integrada com diversas áreas do conhecimento, complementando suas formações. “Isso nos permite ter uma formação de profissionais com competências imprescindíveis para o mercado de trabalho e pessoas ainda mais comprometidas para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos”, frisa a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto.

“Esse primeiro ano da Graduação Mais foi um ano extremamente exitoso, a partir da interação que nós passamos a ter com a Comunidade. Pensamos em um currículo organizado por módulos e competências, que significa colocar o estudante em contato com o universo de trabalho desde o início do curso”, afirma a vice-reitora. Para Fabiana, o grande diferencial desse processo formativo é o desenvolvimento de capacidades inovativas dentro dos contextos nos quais eles se inserem por meio da profissão escolhida, além do exercício de pensamento crítico e empreendedorismo, seja ele dentro de um ambiente já constituído ou por meio da criação de um novo espaço.

Dentre os principais destaques desse novo currículo, estão as disciplinas de Formação Pessoal e Profissional, em que foram ofertadas disciplinas voltadas ao desenvolvimento das competências pessoais dos estudantes, procurando prepará-los para além da formação técnica de suas profissões. Os Projetos Integradores, pensados para aproximar a academia da comunidade de maneira efetiva, também foram um diferencial e estiveram voltados para atender os desafios trazidos pela própria comunidade. Foram 230 Projetos Integradores ao longo de 2021, nos quatro campi da Unijuí. Além disso, foram 150 mentores, ou seja, profissionais com atuação no mercado de trabalho e que acompanharam os estudantes na produção das propostas, opinando sobre a viabilidade e aproximando-os ainda mais da realidade encontrada no mercado de trabalho.

“Nestes dois primeiros semestres de Graduação Mais, tivemos praticamente todos os nossos cursos de graduação presencial com a disciplina de PI, em que os estudantes puderam desenvolver propostas de solução para as demandas colocadas pela comunidade a partir do vínculo com a temática do módulo oferecido no semestre”, explicou.

Fabiana destaca ainda que o networking proporcionado pela oferta, juntamente com as possibilidades da vivência prática profissional desde o início do curso é o que fazem da Graduação Mais uma implementação exitosa nesse processo de reinvenção. “Nós temos os projetos de extensão que já atuam junto à comunidade e promovem essa inserção dos estudantes. Mas, por meio da Graduação Mais, nós tivemos uma entrada e receptividade gigantesca, o que nos deixa extremamente felizes e entusiasmados para um 2022 ainda melhor e cheio de novas oportunidades na formação dos nossos estudantes”, finaliza.