Soft Skills: o que são e por que precisamos ficar atentos a elas? - Unijuí

Soft Skills: o que são e por que precisamos ficar atentos a elas?

As habilidades interpessoais têm ganhado força no momento do recrutamento de profissionais no mercado de trabalho. Popularizadas como soft skills, essas habilidades dizem respeito ao comportamento dos profissionais, ou seja, é a forma como eles lidam com os desafios, as equipes e suas próprias emoções.

Um estudo divulgado no site de recrutamento CareerBuilder apontou que 77% das empresas acreditam que as habilidades sociais são tão importantes quanto as técnicas no dia a dia de trabalho. Isso se dá, principalmente, porque em um mundo cada vez mais automatizado, o ser humano ainda é o grande diferencial dos processos.

Ter profissionais com as soft skills certas pode qualificar o processo de produção e diferenciar o negócio dos demais concorrentes. O relatório “The Future of Jobs”, realizado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), revelou algumas das habilidades mais requisitadas até 2025. Dentre elas, destacam-se: pensamento crítico e analítico; aprendizagem ativa; capacidade de desenvolver problemas complexos; criatividade; capacidade de liderar e influenciar; usar a tecnologia no trabalho; inteligência emocional; e resiliência.

“Acompanhando as constantes mudanças no cenário do mercado de trabalho, bem como as importâncias tendências para se manter competitivos, percebemos que as empresas que contarem com profissionais que tenham um pensamento crítico bem desenvolvido, que vá além das tendências ditas e entende quais têm mais sentido para a carreira e para o negócio, tendem a se colocar de forma mais competitiva. Portanto, profissionais com essas competências tendem a trazer benefícios para si próprios, alavancando suas carreiras, mas também para as empresas que os contratam, por tratarem-se de profissionais diferenciados dos demais”,  afirma a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.

Muitos podem achar que as soft skills nascem com o profissional, mas não é de todo verdade. É possível desenvolver algumas dessas habilidades ao longo da formação e é pensando nisso que a Unijuí oferece uma formação voltada ao desenvolvimento de habilidades e competências que estão em alta no mercado de trabalho.

“Com a Graduação Mais, nós ofertamos as disciplinas de Formação Pessoal e Profissional (FPP), durante a trajetória acadêmica do estudante. Elas tem por objetivo desenvolver as competências nos estudantes, abordando temas voltados para educação e cidadania, focados em competências fundamentais para o exercício profissional, sempre atentas às atualizações do mercado. Além disso, em todas as disciplinas são trabalhadas, para além do conhecimento, o saber-ser, isto é, as atitudes essenciais que o futuro profissional precisa ter. Os estudantes, em cada semestre terão o desenvolvimento de competências específicas, assim como poderão escolher disciplinas de FPP que mais tem a ver com o seu perfil ou com a sua área de atuação ou ainda que gostariam de desenvolver”, explica a professora Fabiana.

Para quem deseja ser um profissional diferenciado no mercado de trabalho por meio de uma formação que leva essas habilidades e competências em consideração, ainda dá tempo. A Unijuí está com inscrições abertas para o Vestibular Contínuo, com ofertar para mais de 30 cursos de Graduação.