Unijuí promove curso de atualização sobre a Legislação Brasileira de Sementes - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí promove curso de atualização sobre a Legislação Brasileira de Sementes

Com o objetivo de atualizar profissionais de diferentes áreas de atuação envolvidos no processo de produção e comercialização de sementes, a Unijuí promoveu o curso “Interpretação e Aplicação da Legislação Brasileira de Sementes”. A qualificação foi realizada em duas edições no mês de setembro, sendo a primeira nos dias 23 e 24 e a segunda, em 29 e 30 de setembro, reunindo mais de 50 participantes de diferentes empresas sementeiras da região Noroeste do Rio Grande do Sul e de outros Estados. 

Segundo o instrutor, engenheiro agrônomo doutor Nilson Mattioni, durante o curso foram trabalhadas leis, decretos e instruções normativas relacionadas à Legislação Brasileira de Sementes. “Buscamos trazer o que está vigente e o que quem está no processo é obrigado a contemplar dentro da sua atividade. Então, abordamos a visão de como os profissionais devem se comportar e o que devem fazer para atender todo o arcabouço legal”, explicou.

Para a engenheira agrônoma Cristiane Mendes de Campos, o curso foi extremamente importante para que ela siga trabalhando com assuntos regulatórios. “Tive uma experiência maravilhosa com o curso porque consegui ampliar meu conhecimento para além da vivência profissional. Tive contatos com outras pessoas que já atuam no mercado de trabalho, o que agregou bastante”.

Formado há 27 anos,  o engenheiro agrônomo Teomar Müller, também buscou na Unijuí uma oportunidade de atualizar seus conhecimentos na área. “Para nós, como responsáveis técnicos das empresas, esse curso vem muito a calhar por que a legislação tem as suas peculiaridades e mudanças ocasionais que, com o passar do tempo, vem aumentando. Então, essa atualização traz para o nosso dia a dia, profissionalmente, um embasamento muito grande”, frisou.

A coordenadora da qualificação profissional, professora doutora Gerusa Massuquini Conceição, avaliou as duas primeiras edições. “É uma satisfação para a instituição contar com a participação de empresas tão relevantes dentro do segmento de sementes. O curso foi muito  enriquecedor, pois tivemos profissionais de vários nichos reunidos, tanto de campo quanto de laboratório, das diferentes áreas de atuação e também de diferentes tempos de experiência”. 

Gerusa trouxe ainda, novidades para o próximo ano. “Para 2023, será lançada uma nova edição do curso e agora, com alguns diferenciais: serão dois módulos - básico e avançado. Também está em estudo, a realização da qualificação de forma online. Cada vez mais, o mercado de sementes se especializa e para além da qualidade, precisamos estar de acordo com a lei", destacou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.