As tendências no mercado das Ciências Agrárias para 2023 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

As tendências no mercado das Ciências Agrárias para 2023

Com um vasto campo de atuação, as Ciências Agrárias apresentam inúmeras oportunidades aos profissionais formados e também aos seus estudantes. Protagonistas do processo de produção dos alimentos, os engenheiros agrônomos possuem o manejo e otimização do solo como uma das áreas em desenvolvimento. Esse setor da Agronomia é indispensável para a boa qualidade da produção agrícola, além de possibilitar que o profissional trabalhe no desenvolvimento de atividades de preservação e na realização do aproveitamento sustentável de ambientes florestais e destinados à agricultura.

A tecnologia aliada aos sistemas produtivos também devem ser observadas com atenção, pois é uma área em evolução, visto que a tecnologia está presente na transformação e na otimização de processos. Um exemplo é a utilização de drones no ambiente rural já que equipamentos como esse facilitam a identificação de pragas e o monitoramento geral da lavoura.

Também considerada tendência nas Agrárias, a biotecnologia é responsável pelas evoluções científicas, técnicas e tecnológicas relacionadas à agricultura no geral. O engenheiro agrônomo pode participar de vários processos biotecnológicos visando impactos positivos na melhoria da qualidade do produto final, sem desconsiderar a preservação do meio ambiente.

Responsável por assegurar o bem-estar animal, os Médicos Veterinários também possuem vastos campos em expansão. Os avanços da tecnologia também são evidenciados na medicina veterinária e os profissionais que dominam algumas inovações como a ressonância magnética, relatórios e laudos digitais, termovisor, prontuário eletrônico, ultrassom com doppler e equipamentos portáteis se destacam no mercado de trabalho. 

Uma área que também tem crescido é a veterinária alternativa, que possui alta procura e que possui como exemplo a acupuntura. A atividade apesar de reconhecida pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), conta com poucos profissionais. A cirurgia em animais de pequeno porte, a dermatologia veterinária e a reabilitação animal também são áreas promissoras a serem exploradas pelos médicos veterinários. 

Se interessou? Venha encontrar o curso certo para sua transformação na Unijuí. As inscrições do Vestibular Contínuo estão abertas até o dia 13 de fevereiro em unijui.edu.br/vestibular-continuo

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.