Projetos Integradores: estudantes finalizam a terceira semana de apresentações - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projetos Integradores: estudantes finalizam a terceira semana de apresentações

Nesta semana, entre os dias 26 e 29 de junho, aconteceram as apresentações de 23 Projetos Integradores (PIs), nos campi de Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi. O PI está presente na grade curricular durante cinco semestres da graduação, e tem como objetivo propor soluções para demandas reais da sociedade, através da integração entre o ensino, pesquisa, extensão e a prática profissional.  

No primeiro dia de apresentações, segunda-feira, 26, no campus Ijuí, foram apresentados os PIs: Grandes Desafios da Engenharia, proposto pelos professores Lucas Fernando Krug e Mauricio Campos; Ser Biológico e Social,  sob coordenação das professoras Brenda Silva, Marli Dallagnol Frison, Juliana Bruinsma e Eilamaria Libardoni; Empreendedorismo e Inovação, sob coordenação das professoras Roselaine Filipin, Nilse Maldaner e Fernanda Pasqualini; A Psicologia na Sociedade Contemporânea, com a professora Elisiane Felzke Schonardie. No campus Três Passos, aconteceu a apresentação do projeto de Crime, Sociedade e Poder Punitivo: os fundamentos e os limites da proibição, da persuasão penal e da punição, com o professor Thiago do Santos da Silva. 

Na terça-feira, 27, no campus Ijuí, foram apresentadas as propostas dos PIs de: Projetos de Engenharia, a cargo das professoras Lia Sala e Daiana Boherer; Sociedade e Sustentabilidade dos Negócios, com as professoras Luciana Moro e Sandra Albarello; Desenho Universal sob coordenação do professor Igor Norbert Soares; Gestão de Projeto, com a professora Paula Weber Prediger; e Crime, Sociedade e Poder Punitivo: os fundamentos e os limites da proibição, da persuasão penal e da punição, com o professor Thiago do Santos da Silva. No campus Santa Rosa, a professora Simoni Fernandes, foi a responsável pela coordenação do PI A Psicologia na Sociedade Contemporânea; e a professora Taciana Enderle, pelo projeto integrador sobre Grandes Desafios da Engenharia.

Na quarta-feira, 28, o campus Santa Rosa recebeu as apresentações do PI A Computação e a Resolução dos Problemas, coordenado pelo professor Dionatan Kitzmann Tietzmann.

A finalização da terceira semana de PIs aconteceu na quinta-feira, 29. O campus Ijuí, teve apresentações do PI Ciência e Tecnologia de Alimentos, a cargo da professora Eilamaria Libardon; Governança e Finanças, com os professores Daniel Baggio e Marcelo Didoné; Ciência de Dados e Analitycs, coordenado pelos professores Edson Padoin e Gisele Noll; e Gestão de Projeto com a professora Paula Weber Prediger. Em Santa Rosa, ocorreu a apresentação do PI de Projetos de Engenharia, com o professor Giuliano Daronco.  No campus Panambi, aconteceu a apresentação do PI coordenado pelo professor, Giovani Plentz, sobre Fundamentos da Contabilidade: Teoria e Prática. 

Jaíne Schaffer, é estudante de Ciências Contábeis, do 1º semestre, no campus Panambi. Para ela, trabalhar no PI foi uma experiência estimulante. “Meu primeiro Projeto Integrador abordou o tema contabilidade tributária, no qual, analisamos qual seria a melhor opção para o demandante. Foi uma experiência muito significativa e boa para a minha aprendizagem e conhecimento”, contou. 

Para a estudante Laura Castelli, do 3º semestre, de Arquitetura e Urbanismo, do campus Ijuí, participar do Projeto Integrador foi uma oportunidade de explorar uma nova área da profissão. “O PI que eu apresentei abordou o Desenho Universal voltado para toda comunidade. Foi um projeto desafiador, justamente por eu estar no 3º semestre, até então a Arquitetura é muito pensada na área residencial, e não de forma comunitária. O projeto foi muito importante e abriu minha visão para pensar em como as pessoas poderiam se comportar no meio urbano”, explicou. 

As apresentações seguem até a primeira semana de julho, nos campi Ijuí e Panambi. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.