Aula inaugural da Residência em Saúde da Família aborda as interfaces e vivências na atenção primária à saúde - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Aula inaugural da Residência em Saúde da Família aborda as interfaces e vivências na atenção primária à saúde

O curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família promoveu, em formato virtual, a sua aula inaugural na noite dessa terça-feira, 26 de março. Com o tema “A Residência e suas interfaces na Atenção Primária à saúde”, a aula inaugural abordou a vivência de egressos da residência durante a sua passagem pela formação, onde atuaram em unidades de atenção primária. 

Uma das convidadas foi a nutricionista, mestre em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade pela Unijuí e especialista em Saúde da Família (Unijuí e Fumssar), Júlia Pess dos Santos. Ela cursou a residência durante o período de pandemia e contou como foi a sua experiência e os desafios encontrados para a formação naquele momento, até se tornar servidora pública na rede municipal de saúde do município de Braga.

“Só quem foi residente sabe o que é a Residência e o quão desafiador ela é. Quando escolhi fazer, não pensei que seria uma experiência tão intensa. Foi a partir da Residência que pude verificar que nós nutricionistas também temos um papel importante dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso reafirma o que acredito enquanto profissional”, ressalta. 

A outra convidada foi a egressa do curso de Enfermagem da Unijuí e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Catiele Raquel Schmidt. Ela compartilhou a vivência que teve enquanto residente na atenção básica de saúde de Florianópolis, onde pôde ver e compreender a importância do SUS e da saúde coletiva. Também relatou sobre a atuação durante a pandemia de covid-19, quando estava em meio a sua formação. 

“A Residência é um momento intenso. Quando se é residente é preciso de apoio para enfrentar os inúmeros desafios que encontramos, principalmente pela atuação que temos que ter. No início, parecia um sofrimento devido , mas quando temos algum propósito, acha motivação para seguir e buscar aprender. É preciso aprender o processo e compreender que tudo que passamos neste período nos faz profissionais ainda melhores”

A coordenadora do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, professora Moane Marchesan Krug, detalha que a formação é um momento e espaço de transformação. “Com essa aula inaugural conseguimos mostrar todas as interfaces, em especial na atenção primária. Sabemos que é um momento transformador, cansativo, mas que no fim vale muito a pena. Esperamos que todos os nossos estudantes consigam aproveitar o máximo o que o programa tem a oferecer, destacamos que estamos aqui à disposição de todos”, completa. 

O programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família é um curso em nível de Pós-Graduação Lato Sensu que formará profissionais para atuarem preferencialmente na atenção básica à saúde. O curso é feito a partir da parceria entre a Unijuí e a Prefeitura Municipal de Santa Rosa, por meio da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar).


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.