UNIJUÍ sediou Seminário de Enquadramento das águas - Unijuí

UNIJUÍ sediou Seminário de Enquadramento das águas

A UNIJUÍ sediou na sexta-feira, no Campus Santa Rosa, o Seminário para o Enquadramento das Águas na Bacia Hidrográfica dos rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo. O evento, organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo, com sede no Campus da Universidade, contou com a presença da Secretária Estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony.

O Seminário para o Enquadramento das Águas marca o lançamento do processo de enquadramento, que corresponde a uma série de atividades que serão desenvolvidas durante todo o ano para verificar que tipo de uso a população quer das águas locais. A presidente do Comitê, Cláucia Kapper, explica que em 2004 foi realizado um diagnóstico social, geográfico e econômico da bacia, que deve ser atualizado, e, neste ano, ocorrerá o enquadramento, que inclui audiências públicas nas comunidades para detectar que tipo de uso a população quer das águas: geração de energia, abastecimento público, agricultura, turismo e lazer ou pesca e navegação.

A partir destes dados, baseados em resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o grupo irá informar as classes de usos que a água deve apresentar. Também será feito um plano de preservação, para que os rios atinjam uma classe adequada às necessidades de consumo de cada população, reveladas pelo enquadramento, para que a água tenha qualidade.

No evento, Jussara Cony garantiu a aproximação do Estado nas ações para uma gestão das águas estruturada. A secretária destacou que estas ações buscam um objetivo final que é o sucesso na gestão ambiental: “queremos a preservação dos mananciais, o que irá repercutir em benefícios não apenas aos usos humanos da água, mas também às florestas e ao clima”. Ela diz é também necessário controlar o uso da água, para que não seja finita.

No Seminário, que ocorreu no Campus da UNIJUÍ, a comunidade, prefeitos e entidades participaram de explanações sobre o Comitê e sobre o que é o enquadramento das águas e de que forma ocorrerá na região. O Pró-reitor do Campus, professor Pedro Büttenbender, destacou na abertura do evento que a Universidade é parceira do desenvolvimento regional, em especial, quando se trata da preservação e recuperação ambiental e valorização da vida pelas águas. Enfatizou estudos e diagnósticos já realizados, as prioridades definidas no plano estratégico de desenvolvimento coordenado pelo Corede, Associação dos Municípios e pela Universidade, quando foi entregue às autoridades presentes exemplares de produção bibliográfica sobre a região.