UNIJUÍ participa de encontro com Secretário Estadual da Educação - Unijuí

UNIJUÍ participa de encontro com Secretário Estadual da Educação

A UNIJUÍ integrou na semana passada um debate entre o Secretário Estadual de Educação, José Clovis Azevedo, e instituições de ensino superior da região. O encontro, que ocorreu no Centro Cívico e Cultural Antonio Carlos Borges de Santa Rosa, teve o objetivo de aproximar Estado e Universidade, e desenvolver programas de formação de professores. A UNIJUÍ esteve representada pelo professor Celso Martinazzo.

Martinazzo destacou que segundo o Secretário haverá disponibilidade de recursos financeiros para as Instituições que apresentarem propostas de programa de formação inicial e continuada de recursos humanos, prioritariamente para Equipes Diretivas, Professores e Funcionários de Escolas. Esses recursos podem ser significativos na medida em que o Estado está cancelando alguns convênios que mantinha com organizações de iniciativa privada dentro e fora do Estado para qualificação de docentes.

Ele sugeriu uma ação articulada e integrada de propostas entre as Instituições de Ensino Superior. Foi lembrado que essa proposta pode ser articulada e operacionalizada via Fórum de Ensino Superior na Região. O Estado espera, com urgência, uma manifestação do interesse ou não das universidade.

O secretário destacou que o objetivo é que as universidades transfiram conhecimento para a sociedade: “muitas vezes a sociedade não solicita o auxílio das universidades. Nos anos anteriores eram as Organizações Não Governamentais que auxiliavam em ações da educação, neste ano queremos universidades, que são quem fazem pesquisa, quem tem o aporte intelectual”. Integraram o debate representantes das universidades UNIJUÍ, URI, UFFS e IFET, e das faculdades Fema, Setrem e Fahor.