Terra Indígena do Guarita: 60 novos profissionais contratados para a melhoria da saúde indígena - Unijuí

Esteve nesta quarta-feira, dia 11 de maio, na cidade de Tenente Portela, equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), para a segunda etapa, a de entrevistas, para a seleção de profissionais que atuarão na Terra Indígena do Guarita. A seleção está acontecendo nas dependências do Núcleo Universitário da UNIJUÍ. Numa primeira etapa, de 04 a 08 de maio, os candidatos enviaram currículos à Brasília para a seleção.

Jair Pereira Martins, chefe do escritório local da Sesai no Rio Grande do Sul, afirma que a secretaria, recentemente criada em setembro de 2010, vem atender na área da saúde, de uma forma mais eficiente, os 5.300 indígenas cadastrados em Tenente Portela e Redentora.

Médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes indígenas de saúde e agentes indígenas de saneamento, enfim todos os profissionais de saúde, serão incorporados, a partir de dezembro, à Sesai. O serviço até então era dividido entre prefeituras, o que não poderá mais ser efetuado, ou seja, as nomeações e ou as contratações somente serão feitas via esta secretaria.

Tenente Portela é o primeiro município de todo o país, dos 34 distritos, a abrir uma equipe diretamente desse Órgão Federal. Esta ação foi efetuada para o cumprimento de uma liminar impetrada pelo Ministério Público.

Importante dado é que os candidatos inscritos para o cargo de saúde e de saneamento deverão ser indígenas, residir na comunidade, serem alfabetizados e falarem a língua nativa.

Fontes: www.portelaonline.com.br e Núcleo Universitário de Tenente Portela