Projeto de extensão realizado em Panambi quer aproximar estudantes da Universidade - Unijuí

Aproximar os alunos do ensino médio à realidade da Universidade, servindo como incentivo para o ingresso no ensino superior é o principal objetivo do projeto de extensão “A engenharia integrada ao ensino médio e técnico”, coordenado pelo professor Gil Guimarães, do Curso de Engenharia Mecânica, no Campus de Panambi. “Além de despertar o interesse dos estudantes pelo ensino superior, queremos mostrar as aplicações práticas das teorias aprendiddas pelos alunos, que na maioria das vezes não tem acesso à práticas de laboratório, desestimulando o estudo de disciplinas como Física, Química e Matemática”, revela o professor.

Na quinta edição do projeto, este ano o tema escolhido foi as transformações de energia, quando se procurou apresentar as diversas formas de energia e suas mútuas transformações, ao exemplo do que acontece no cotidiano, para tanto foi utilizado um protótipo de uma usina termoelétrica, um motor didático e um motor real.

Os estudantes também puderam visitar os laboratórios de Engenharia Mecânica para conhecer as pesquisas desenvolvidas no Campus Panambi, quando foram demonstrados alguns protótipos, como os de braços robóticos, no laboratório de automação; o túnel de vento, no laboratório de máquinas de fluxo; mediações, no laboratório de metrologia; ensaios mecânicos, no CREMAT; práticas de soldagem, no laboratório de processo metalúrgicos, além de explicações sobre os projetos Baja e Neö, dois veículos de competição da UNIJUÍ.

Guimarães avalia que o feedback por parte dos professores das escolas atendidas pelo projeto tem sido muito positivo, mostrando retorno, tanto no aproveitamento posterior dessas disciplinas como no interesse pelo ingresso na universidade.O projeto foi desenvolvido nos dias 8 e 10 de agosto, beneficiou 220 alunos do ensino médio de Panambi.