UNIJUÍ participa de evento da Red Universidades Misiones Jusuíticas Guaraníes - Unijuí

UNIJUÍ participa de evento da Red Universidades Misiones Jusuíticas Guaraníes

A UNIJUÍ esteve representada na semana passada no XVI Encuentro Red Universidades Misiones Jesuíticas Guaraníes, que ocorreu na Universidad Nacional de Itapúa, na cidade de Encarnación, no Paraguai. A Rede é composta de universidades do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e tem como objetivo integrar as instituições através de similaridades.

O objetivo do encontro foi a definição das prioridades da RED para os próximos dois anos, e a escolha da nova Coordenação. Também ocorreu momento para compartilhar relatos de experiências e iniciativas protagonizadas pelas Universidades membro. A UNIJUÍ foi representada pelo Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Pedro Büttenbender, e pelo acadêmico e bolsista do curso de Administração da UNIJUÍ, Cléber Graef.

A coordenação da Red, até 2011, esteve a cargo da Universidade Nacional del Nordeste, Província de Corrientes, Argentina, através da Professora Ângela Negreti. Para a nova Coordenação foi escolhida a Universidade de La República do Uruguai-UDELAR, através da professora Caemen Curbelo.

Como prioridades da Red para os próximos dois anos foi definido: elaboração de um banco de dados com programas de ofertas de cursos oferecidos (graduação, pós-graduação e extensão) pelas Universidades no campo do Patrimônio histórico-cultural das missões jesuítico-guaranis, bem como, docentes, projetos de pesquisa e publicações na área; mapeamento e socialização de materiais (publicações, produções cinematográficos e musicológicos), através de um encontro a ser realizado em 2012 na UNIOESTE, no Paraná; definir novas formas e áreas de atuação conjunta e em parceria e cooperação entre as universidades, considerando contribuições atuais e futuras em diferentes áreas de atuação das universidades participantes; ampliar a cooperação bilateral entre as universidades, em intercâmbios docentes e discentes, bem como, a cooperação entre outras redes de universidades com objetivos afins; organização e promoção das XIV Jornadas Internacionales sobre las Misiones Jesuíticas. O evento ocorre pela primeira vez na Bolívia, de 7 a 10 de agosto de 2012, em San Ignacio de Velasco. Informações no site www.ucbch.edu.bo/index.php/71.

No encontro foram distribuídos os documentos oficiais e registrados os documentos formais da Rede de Universidades, e que permanecerão junto a Reitoria. A UNIJUÍ deverá definir nos próximos dias, através da Reitoria, a coordenação institucional atinente aos objetivos desta Rede de Universidades.