Projeto Negócio a Negócio é representado em Encontro Nacional de Inclusão Produtiva - Unijuí

A Acadêmica do curso de Administração e agente de orientação empresarial Simone Staggemeier participou do Encontro Nacional de Inclusão Produtiva, em Brasília. Ela atua no Projeto Negócio a Negócio e Territórios da Cidadania desde 2010.

Para Simone, o encontro foi uma experiência única, com momentos de muito aprendizado e informação. “Não tinha ideia que nós como simples agentes de orientação representávamos tanto para o SEBRAE, e o grande resultado que o projeto está representando, desde 2010 já foram atendidas mais de um milhão de empresas. Uma frase apresentada no encontro resume tudo isso: ajudar a desenvolver o país, esse é o melhor negócio”.

O Negócio a Negócio é uma iniciativa do Sebrae/RS e ocorre em todo o Estado, desde 2010, em parceria com 12 universidades gaúchas, dentre elas a UNIJUÍ. Consiste na orientação gratuita das microempresas com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil e o Empreendedor Individual, para a implementação de ferramentas básicas de gestão. Cada empresa recebe três visitas. A abordagem é realizada pelos Agentes de Orientação Empresarial (AOE), alunos de graduação e pós-graduação treinados e capacitados na metodologia do projeto, vinculados às instituições de ensino superior parceiras do Sebrae/RS.

A UNIJUI atua no projeto desde 2010 e nesse período já foram atendidas mais de 7.000 empresas e empreendedores individuais em 74 municípios da Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Os dois projetos estão em execução sob a responsabilidade dos professores Stela Maris Enderli, Anelia Francieli Steinbrenner e Marcos Paulo Dhein Griebeler, do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação - DACEC - que coordenam uma equipe de 24 Agentes de Orientação Empresarial dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Engenharias.

Neste ano, iniciou-se o projeto Territórios da Cidadania que no mesmo formato do Negócio a Negócio dedica força também na atuação em áreas que apresentam os menores índices de desenvolvimento humano no Estado, localizadas nas regiões Sul e Noroeste. “Vai ser fundamental para o desenvolvimento destes empreendedores, e por consequência, das comunidades”, afirmou o diretor Técnico do Sebrae/RS, Marco Kappel Ribeiro. O dirigente comentou que este formato, em parceria com as universidades, é realizado somente no RS e tornou-se referência. “Hoje somos case nacional de sucesso e quando participamos de encontros nacionais do projeto, nossos agentes de orientação empresarial têm a oportunidade de discutir com consultores experientes, os quais realizam os atendimentos nos demais estados”.

O empresário que deseja receber a visita de um Agente de Orientação Empresarial pode ligar para o 0800.570.0800 que será encaminhada a solicitação para a UNIJUI e então realizaremos o atendimento.