Pesquisa da UNIJUÍ mostra preferência de presentes para o Dia das Mães - Unijuí

Pesquisa da UNIJUÍ mostra preferência de presentes para o Dia das Mães

Moradores das cidades de Ijuí e Santa Rosa foram entrevistados por acadêmicos bolsistas da Universidade

Entre as datas mais importantes para o Varejo, o Dia das Mães está na lista como as principais datas de movimento do comércio. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital (CDL-POA), lojistas projetam crescimento de 8% a 10% em relação ao mesmo período do ano passado, calculando que sejam comercializados R$ 62 milhões em presentes para as homenageadas.

Com o objetivo de investigar a preferência dos consumidores, a UNIJUÍ divulgou nesta terça-feira um estudo realizado pelo Programa de Extensão em Gestão de Varejo (PROGEV) do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa. A pesquisa realizada no centro das cidades de Ijuí e Santa Rosa revelou a preferência de presentes que as pessoas devem comprar para presentear suas mães, e contempla também o valor que deve ser gasto nas compras, além da forma de pagamento.

Ijuí - O resultado apontou que 69,8% vão presentear suas mães e 17,3% suas esposas. Quando questionados sobre o tipo de presente a pesquisa mostrou que a maioria deverá apostar nos presentes mais tradicionais, como perfumes e cosméticos (45,8%), vestuário e calçados ( 19,5%),  jóias e bijuterias (9,5%)  e flores( 6,1%).

Quanto aos valores, o estudo revelou que 42,7% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 51 e R$ 100, enquanto que 34,6% revelou gastar até R$ 50. Já 11,9% pretendem gastar entre R$ 101 a R$ 150. O estudo também apontou que algumas pessoas, em menor percentual, pretendem gastar valores mais significativos, acima de R$ 300.

O estudo também apontou que 61,4% irão pagar o presente a dinheiro, 29,5% usarão o cartão de crédito e 5,1% carnê de loja. Em relação ao grau de instrução, a pesquisa identificou que 38,3% dos entrevistados possuem o ensino médio completo e 15,9% o ensino fundamental completo. Já em relação a renda, o estudo mostra que a  maioria pertencem as classes C e D ou seja de R$ 1.200 a R$ 5 mil.

Santa Rosa - A pesquisa realizada em Santa Rosa apontou que 82,6% vão presentear suas mães e 7,8% suas esposas. Quando questionados sobre o tipo de presente a pesquisa mostrou que a maioria deverá apostar nos presentes mais tradicionais, como vestuário e calçados (25,1%) perfumes e cosméticos (20,4%), flores (13,7%) jóias e bijuterias (9,8%).

Quanto aos valores, o estudo revelou que 37,9% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 51 e R$100, enquanto que 28,3% revelou gastar até R$ 50. Já 11,3% pretendem gastar entre R$ 101 a R$ 150. O estudo também apontou que algumas pessoas, em menor percentual, pretendem gastar valores mais significativos, acima de R$ 300.

O estudo também apontou que 62,8% irão pagar o presente a dinheiro e 21,2% usarão o cartão de crédito. Em relação ao grau de instrução, a pesquisa identificou que 28% dos entrevistados possuem o ensino médio completo e 24,2% o ensino fundamental completo. Já em relação a renda, o estudo mostra que a  maioria pertencem as classes C e D ou seja, com renda de R$ 1.200 a R$ 5 mil. Já 5% pertencem a classe B.

Para o professor Ariosto Sparemberger, coordenador da pesquisa, estudos como este, realizados também no interior do nosso estado, contribuem para o setor varejista local: “a partir dos resultados do estudo, os empresários do setor devem preparar suas vitrines, manter estoque e prestar um atendimento qualificado”. O docente destaca ainda a importância para o comércio realizar promoções a fim de atrair o consumidor.

A entrevista ocorreu de forma espontânea, ou seja, sem interferência do entrevistador em relação às opções de resposta. A pesquisa foi realizada de a 23 de abril a 4  de maio de 2012. Foram entrevistadas 588 pessoas, nos dois municípios. Os dados da pesquisa foram coletados pelos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ e bolsistas do PROGEV, Cleber Graef, Bruno Büttenbender, Jessica Fernanda Stroff, Etiene Pertile, Bruna Gabriela Warmbier. Também, bolsistas do Ensino Médio da Escola Polivalente, de Santa Rosa, João Buttinger, Estéfani Krauss, João Lunardi, Mariéli Nunes, Kaulin Lehnhardt e Douglas Hofferber. Também participam do PROGEV os professores Pedro Luís Büttenbender e Luciano Zamberlan.